Notícias

Home

Notícias

Sol ou chuva? Veja a previsão para o mês de março 2022

Publicada por Thalyta Araújo em 21/02/2022
Tags:

Como ficará o clima no Brasil em março de 2022?

O verão chega ao fim no dia 20 de março. As regiões Sudeste e Centro-Oeste terão grande redução de chuva com relação à janeiro. Já na porção do Nordeste e Norte do Brasil, o mês de março será com muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.

A La Niña ainda influenciará o clima no país em março, no entanto, a ZCAS perde força decorrente ao aquecimento do Atlântico na costa Sudeste e Sul.

A porção do Atlântico na costa norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Maranhão, se encontra com a temperatura menor do que o Atlântico do Norte acima da linha do Equador, afastando a Zona de Convergência Intertropical da costa norte do Noroeste e trazendo mais chuva para o Amapá.

Região Sul

A previsão continua sendo de pouca chuva em março. Temperaturas elevadas e calor intenso ainda pode ocorrer intercalando com eventos de frio, com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina, mas não afeta a agricultura.

Região Sudeste

Depois de vários episódios da ZCAS, a expectativa é que não haja formação desse fenômeno neste mês. No entanto, há grande disponibilidade de umidade e calor sobre o país, contribuindo para ocorrência de pancadas de chuva que vão persistir e podem ser fortes.

Atenção para chuva volumosa no leste da região

-Espírito Santo (todo o estado)
-Rio de Janeiro (todo o estado)
-Minas Gerais (Vale do Rio Doce e Zona da Mata)
-São Paulo (leste, Grande São Paulo e toda a faixa litorânea)

Lembrando que essas áreas já possui um histórico de solo encharcado em decorrência a chuva volumosa de dezembro e até agora.

Região Centro-Oeste

Sol, calor e pancadas de chuva marcam o mês de março no centro-oeste. Porém, o clima seco predomina nas áreas do estado de Mato Grosso do Sul. Já no norte do Mato Grosso, terá chuva volumosa, devido às áreas de instabilidade que avançam do Norte do país para a região.

Região Nordeste

O mês será com muita chuva sobre o Nordeste, no entanto, a temperatura do Atlântico na costa norte da região, não contribuirá para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), levando a escassez de chuva para o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Região Norte

A ZCIT, vai atuar com mais força sobre a porção norte da Região, favorecendo a chuva nos estados do Amapá, Pará (norte), Roraima e Amazonas. Nas demais áreas as pancadas de chuva também acontecem de forma regular e podem ser fortes. Com informações da Climatempo.

Chuva com granizo

Veja os timelapses das chuvas que trouxeram granizo em Joinville/SC e Belo Horizonte/MG:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

 

 


Confira as notícias:

Volumes expressivos de chuva para MG, RJ e ES
Calor, ar abafado e pouca chuva para o estado de São Paulo
Mais chuva para Petrópolis e todo o estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro permanece em estado de alerta, confira a notícia
Frio, calor, baixa umidade e chuva para os estados do Sul do Brasil


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A