Notícias

Home

Notícias

Parte do Rio Grande do Sul em alerta para chuva forte e até granizo

Publicada por Samira Avelar em 11/09/2020
Tags:

Fonte: INMET

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Atenção! Veja os alertas atuais desta sexta-feira (11):

Alerta continua para o Centro-Oeste, clique aqui e confira a notícia completa.

Grandes queimadas no Pantanal: pôr-do-sol em MT escancara crime ambiental. VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO!

Alerta

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de tempestade na área demarcada de amarelo no mapa acima: parte do Rio Grande do Sul.

Duração

O aviso começará às 08:00h e tem previsão de término às 23:59h desta sexta-feira (11).

Alerta Amarelo - Perigo Potencial

Riscos potenciais: "Chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos." Veja o aviso na íntegra

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO RIO GRANDE DO SUL

Rio Grande do Sul

Algumas cidades do estado do Rio Grande do Sul estão dentro do alerta: Alegrete, Arroio Grande, Bagé, Barra do Quaraí, Cacequi, Candiota, Chuí, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Itaqui, Jaguarão, Lagoa Mirim, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Sant"Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel, Uruguaiana e Aceguá.

Área afetada

Aviso para as áreas: Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho, Campanha.

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

CPTEC/INPE

Fonte: CPTEC/INPE

Alerta

O CPTEC/INPE também divulgou um alerta de chuvas intensas, tempestade, vendaval e até granizo para a área demarcada de amarelo no mapa acima: abrangendo uma área maior do Rio Grande do Sul.

Duração

O aviso do CPTEC/INPE tem uma duração maior: começará às 18:00h de sexta-feira (11) e vai até às 12:00h deste sábado (12).

Aviso de atenção

"Na área destacada o tempo ficará instável com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade que poderão vir acompanhadas de temporais com rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo." Veja o aviso na íntegra

Rio Grande do Sul

Dezenas de cidades do Rio Grande do Sul onde o Clima ao Vivo possui câmeras estão dentro do alerta do CPTEC/INPE: Aceguá, Agudo, Alegrete, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Bagé, Barra do Triunfo, Barra do Quaraí, Barra do Ribeiro, Butiá, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Camaquã, Candiota, Candelária, Canguçu, Capão do Cipó, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Branco, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dilermando de Aquiar, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Eldorado do  Sul, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, Formigueiro General Câmara Guíba, Herval, Hulha Negra, Ilha dos Marinheiros, Itaara, Itacurubi, Itaqui, Ivorá, Jaguarão, Jaguari, Jari, Lagoa Bonita do Sul, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Mariana Pimentel, Mata, Minas do Leão, Morro Redondo, Mostardas, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Novo Cabrais, Pantano Grande, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Quevedos, Restinga Seca, Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Jerônimo, São João do Polêsine, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Seré, São Vicente do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Silveira Martins, Tapes, Tavares, Toropi, Triungo, Turuçu, Unistalda, Uruguaiana, Vale do Sol, Vale Verde, Vera Cruz e Vila Nova do Sul.

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Outros alertas

Confira o alerta meteorológico emitido para grande parte de Minas Geraisclique aqui.

Rio Grande do Norte

Veja o último vídeo que produzimos da Rio Grande do Norte, clique aqui.

Meteoro

Várias câmeras do Clima ao Vivo captaram um meteoro em São Paulo e Minas Gerais. CONFIRA O VÍDEO EXCLUSIVO!

Chuva

Veja o timelapse de chuva que uma das câmeras do Clima ao Vivo captou. Os raios solares se misturaram em uma nuvem de tempestade proporcionando uma bela visão. CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO!


Entenda a classificação do CPTEC/INPE

Amarelo: Aviso de atenção - Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. 

Vermelho: Aviso Especial - As condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas. Continue atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. 

Preto: Aviso extraordinário de risco iminente

Cinza: Aviso cessado

Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A