Logo

Notícias

Home

Notícias

Mais tempestade de areia? Confira onde pode ser registrado no fim de semana

Publicada por Samira Avelar em 22/10/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Mais tempestade de areia no fim de semana?

No decorrer de domingo (24), há previsão de temporais fortes no Mato Grosso do Sul, devido a junção de um sistema de baixa pressão atmosféria que está se desenvolvendo entre MS e o Paraguai e uma frente fria que está passando na altura da região sudeste, trazendo umidade da região Norte que chega até MS.

Atenção: Como há uma forte tendência para temporais também fica o alerta para ventos fortes e a possibilidade de levantar poeira mais uma vez. É esperado entre 50 e 80 mm de chuva para Campo Grande em poucas horas do domingo (24).

Baixa umidade do solo

Nos últimas dias, o tempo seco baixou a umidade do solo da região. Em Mato Grosso do Sul (oeste, norte e centro), chegaram em níveis de umidade do solo entre 10% e 40%. Como o lençol freático está muito abaixo, o solo mais superficial seca mais rápido. Por isso, temporal, vento forte e solo seco são combinações muito favoráveis para a ocorrência de tempestade de areia, mesmo que não seja tão intensa como as últimas registradas na região.

São Paulo

Confira o vídeo exclusivo registrado por várias câmeras do Clima ao Vivo mostrando outra tempestade de areia atingindo várias cidades do noroeste paulista: Barretos, Morro Agudo, Bebedouro e Viradouro. As imagens são surpreendentes!

Tempestade de areia atingindo várias cidades de SP!

As câmeras do Clima ao Vivo registraram tempestades de areia em Morro Agudo/SP e até em Minas Gerais, na cidade de Guaxupé, confira!

Maracaju/MS

A cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, também foi surpreendida por uma nuvem de poeira, veja:

Clique aqui e veja o vídeo completo!

Por que acontecem essas tempestades?

Uma tempestade de areia ou de poeira ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos. "Os ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias”, explica a meteorologista Bianca Lobo da Climatempo.

Uma grande massa de partículas de poeira/areia é deslocada esses ventos fortes e turbulentos, sendo elevada do solo até a uma altura considerável. As tempestades de areia são mais frequentes em áreas com grande quantidade de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil, embora estejam acontecendo com certa frequência.

A maioria aparece naturalmente com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, fazendo com que a temperatura do chão vá de 30ºC às 8:00h para 80ºC ao meio-dia. Esse forte aquecimento promove os ventos. A intensidade da ventania varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h.

Apesar de serem fenômenos naturais, acontecem com maior frequência devido a ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades. Fonte: Tempo João Pessoa

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A