Notícias

Home

Notícias

Frio mais intenso do século e temperatura de -25°C no Brasil? Confira se é verdade na notícia

Publicada por Samira Avelar em 26/07/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL  

O que é verdade ou mentira?

Nessa semana uma forte massa de ar frio de origem polar vai chegar no país e fazer as temperaturas cairem drasticamente em várias regiões. Devido a isso algumas notícias falsas, conhecidas como fake news, estão circulando na internet. Confira abaixo uma lista com o que é verdade ou mentira, feito cuidadosamente pela nossa parceira Climatempo:

Onda de frio mais intensa do século?

FAKE. A massa de ar frio de origem polar que está está prevista para chegar no país, a partir de quarta-feira (28), realmente vai derrubar as temperaturas do centro-sul do Brasil e até mesmo de algumas localidades da Região Norte, porém é apenas na Região Sul que tem chance de ser a onda de frio mais intensa de 2021, inclusive registrando neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no planalto catarinense entre quinta (28) e sexta-feira (29). Novos recordes de frio podem ser registrados. Já a geada pode ocorrer em toda a Região Sul, inclusive as capitais: Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A temperatura pode ficar negativa na manhã de quinta-feira (29) até na capital do Paraná.

Geada, chuva e neve na última semana do mês, confira a previsão

Temperatura menor que -15° C?

FAKE. A previsão é que a menor temperatura possa ser entre -8°C e -10°C nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Até então, Urupema que está localizada em uma parte mais alta da serra catarinense registrou -8,2°C no dia 20 de julho, de acordo com o Epagri-Ciram e é a temperatura mais baixa registrada no Brasil, oficialmente.

Sensação térmica de -25°C?

VERDADE. Nas serras da Região Sul, especialmente nas gaúchas e catarinenses, a sensação térmica pode chegar em até -25°C, devido aos ventos com intensidade moderada.

Neve em Gramado

A câmera mantida em parceria entre o Clima ao Vivo e a Bitcom registrou o fim de tarde do dia que nevou em Gramado/RS. O vídeo é de quarta-feira (28), clique aqui e assista as imagens:

Clique aqui e assista às imagens exclusivas

Neve no Rio de Janeiro?

FAKE. Alguns modelos meteorológicos indicavam neve com intensidade fraca no Pico do Itatiaia, onde foi registrado -9,9°C em uma estação que está localizada a 2450m de altitude, porém a Climatempo não acredita que vá nevar no Rio de Janeiro e prevê apenas geada na região. Lembrando que o recorde de menor temperatura ainda é de Urupema/SC (-8,2°C), considerando locais habitados e com atividade humana regular.

Onde de frio duradoura?

VERDADE! Realmente essa onda de ar frio irá durar por mais dias que o normal. Regiões mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar temperaturas mínimas de -6°C a -10°C por vários dias consecutivos e máximas menores que 10°C entre quarta (28) e sexta-feira (30).

No Sudeste, entre a quinta (29) e sexta-feira (30), as mínimas devem ser entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais. As máximas devem ficar abaixo de 15°C nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. Temperaturas negativas também são esperadas para Mato Grosso do Sul (área de Rio Brilhante) e no sudeste de São Paulo (área de Itapetininga)

Temperaturas negativas em Porto Alegre?

FAKE. Porto Alegre e a região metropolitana terá queda de temperatura, mas não serão negativas e nem tem chance para nevar.

Recorde de frio histórico em São Paulo?

FAKE. A menor temperatura registrada na capital São Paulo foi de -2,0°C em agosto de 1955, na estação meteorológica do INMET localizada no Mirante de Santana. Essa é a estação oficial para registrar recordes.

Na região metropolitana, ocorreu um registro de -2,3°C, na estação de Marsilac, do CGE, porém como não foi na estação oficial, não pode ser considerada como recorde.

Nessa semana é possível que estações meteorológicas no sul da Grande São Paulo possam registrar novamente temperaturas negativas, entretanto não é esperado no Mirante de Santana, por isso o recorde de menor temperatura pode ser do ano e não histórico. A previsão é que o frio mais intenso seja de 4°C em São Paulo/SP na sexta-feira (26) com risco de geada.

Alerta de frio no Brasil emitido pelos governos canadense e americano?

FAKE. O que ocorreu foi uma confusão com os modelos meteorológicos, onde o americano e o canandense indicavam frio intenso no Brasil, mas não houve emissão de nenhum alerta desses países.

Ciclone tropical atinge o Japão, inclusive região das Olimpíadas, confira

Cuidado com as notícias falsas

Não compartilhe notícias que você não saiba a fonte ou que não tenha certeza se é confiável. Procure sempre sites e portais que tenham credibilidade, autoridade e especialistas para falar sobre o assunto.

Meteoro

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram 3 meteoros em poucas horas no Sul e também em São Paulo e Rio de Janeiro. Confira:


Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A