Notícias

Home

Notícias

Eclipse lunar total no Brasil com visão privilegiada no próximo domingo (15)

Publicada por Thalyta Araújo em 10/05/2022
Tags:

Eclipse lunar total no Brasil com visão privilegiada no próximo domingo (15).

O evento acontecerá entre os dias 15 e 16 de maio de 2022, e será completamente visível todas as suas fases e em toda a América do Sul.

O Brasil encontra-se na região de condições astronômicas para a visibilidade completa do evento, contudo as condições meteorológicas que vão ditar se o país poderá contemplar este belíssimo espetáculo.

Este evento só irá acontecer novamente em 14 de março de 2025, quando o país poderá ver quase todas as fases.

Eclipse especial?

Esses fenômenos astronômicos, como os eclipses lunares ou solares, acontecem todos os anos, no entanto, os que o diferenciam são as possibilidades e o grau de visualização em cada parte do planeta.


Conforme o professor e coordenador científico do planetário de Santo André e do Núcleo de Observação do Céu, Marcos Calil, até setembro de 2024, teremos mais quatro eclipse lunares, mas nenhum deles terá a amplitude do campo de visão como o que ocorrerá no próximo domingo (15). Assim, para cada um destes eclipses lunares, sempre haverá um, em que sua visualização no Brasil será mais dificultosa.

Datas para os próximos eclipses lunares

- Eclipse Lunar Total: 08 de novembro de 2022
- Eclipse Lunar Total: 28 de outubro de 2023
- Eclipse Lunar Total: 25 de março de 2024
- Eclipse Lunar Total: 18 de setembro de 2024

Como a lua aparecerá no céu?

O eclipse lunar será possível, por meio do alinhamento do Sol, à Terra e a Lua. O planeta Terra estará entre o Sol e a Lua cheia. A Lua ficará escura, sem brilho comum de uma lua cheia, devido à sobra da Terra que será projetada sobre a Lua, e é essa sombra que deixará sem brilho.



                                                              Figura 1: Eclipse Lunar Total - Fonte: Getty Imagens/Climatempo



Qual o horário para observar o fenômeno?

O evento lunar acontecerá entre o fim da noite de domingo (15) às 23 horas e 27 minutos se estendendo até às 3 horas e 50 minutos de segunda-feira (16).

O ponto máximo do eclipse lunar total, deverá ocorrer na segunda-feira (16), há 1 hora e 11 minutos, no começo da madrugada. É neste período que a Lua estará completamente imersa no cone de sombra da Terra, muito próxima do centro do cone de sombra terrestre.

Segundo o professor Calil, ao observar o ponto máximo do eclipse a lua ficará com um tom avermelhado escuro. Algumas pessoas terão a impressão da Lua sumir no céu, mas é apenas por conta do tom avermelhado e amarronzado, que dificulta a percepção de alguns detalhes selenográficos. A selenográfica é uma subdivisão da Astronomia que estuda a superfície da Lua.

Na figura abaixo mostra as fases do eclipse lunar total dos dias 15 e 16 de maio de 2022.

 
                                                        Figura 2: Eclipse Lunar Total - Fonte: Marcos Calil/Climatempo


Diferente dos eventos solares, que só podem ser observados com o apoio de equipamentos específicos para não trazer risco a saúde do indivíduo (risco de cegueira), os eclipses lunares podem ser observados a olho nu, basta somente olhar para o céu e apreciar o espetáculo.

Nebulosidade

A nebulosidade sempre será um ponto-chave para observação, independe do lugar do planeta ou qualquer época do ano. Veja a previsão para o eclipse.

- Previsão do tempo para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A análise inicial, indica que a frente fria se desloca do Sul para o Sudeste do Brasil, entre os dias 15 e 16 de maio de 2022. As nuvens e chuvas desta frente fria podem atrapalhar a visualização do eclipse lunar total em partes do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

- Previsão do tempo para o Norte e Nordeste

Nas regiões Norte e Nordeste, as áreas de instabilidade tropicais podem prejudicar a visibilidade deste eclipse em boa parte dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e na parte litorâneas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Turismo astronômico

Conforme o professor Marcos Calil, o eclipse solar anular que acontecerá no dia 14 de outubro de 2023, será um belíssimo espetáculo, contudo, apenas algumas cidades do Norte e nordeste serão privilegiadas, os demais territórios brasileiros, observará de forma parcial. Com informações da Climatempo.

Últimos registros de meteoros. Confira os vídeos.


Confira as notícias:

Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
A chuva é expressiva no Rio Grande do Sul, mas a seca ainda predomina a região


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A