Notícias

Home

Notícias

Alerta de temporal no Sul e tarde mais quente do ano no Sudeste. veja a previsão do tempo desta quinta-feira (28) em todo o Brasil

Publicada por Eduardo Viana em 28/01/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 190 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Ar seco e muito calor no Sudeste faz com que as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória registrem a tarde mais quente do ano até agora. Além disso, uma frente fria bloqueada no litoral do Rio Grande do Sul se afasta do país, mas a região Sul ainda continua em alerta para temporal forte e ventos que podem chegar até 80 km/h. Veja a previsão para esta quinta-feira (28)

Fonte: Climatempo

 

Previsãodo tempo 28/01/2021

Nesta quinta feira (28) os termômetros podem registrar a tarde mais quente do ano até o momento. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória estão sob influência de uma massa de ar seco resultante do vórtice ciclônico em altos níveis que afeta parte do Sudeste e do sertão nordestino. Na capital carioca os termômetro podem atignir 39°C nesta tarde de quinta-feira, alcançando mais uma vez outro recorde pelo segundo dia seguido, uma vez que na tarde da última quarta a região registrou a mesma temperatura de 39°C. Até na próxima sexta a sensação térmica na região metropolitana carioca pode chegar a 42°C.

Pancadas de chuvas são previstas apenas para a cidade de São Paulo, mas mantendo o calor intenso, apesar de ter sido alvo de um forte temporal na madrugada desta quinta-feira (28), consequência de áreas de instabilidades que se formaram entre Campinas e a Grande São Paulo, na noite desta última quarta-feira (27) e se estendeu por toda a região metropolitana. Segundo o Aeroporto de Congonhas, foram registrados ventos de 57 km/h.

Já na região Sul o mês pode terminar com temporais marcados por chuva forte e volumosa, raios e ventos que podem chegar até 80 km/h no centro-oeste do Rio Grande do Sul e na capital Porto Alegre e centro-oeste e região serrana de Santa Catarina. No leste catarinense e do Paraná, incluindo as capitais, a chuva varia entre moderada e forte, com ventos de até 60 km/h. Essa situação é decorrência de um área de baixa pressão atmosférica que está sobre as fronteiras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, incentivando o crescimento de nunvens carregadas de chuva na região Sul e também no Mato Grosso. Entre o litoral sul da Bahia e o Ceará podem ocorrer pancadas de chuva, mas sem raios. Veja mais informações. (Dados: Climatempo)

 

VEJA MAIS

Últimas cidades ativadas
Florianópolis em Estado de Emergência 
Ciclone Bomba chega ao Rio Grande do Sul

 


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A