Notícias

Home

Notícias

12 Câmeras no Nordeste registram pluma do foguete chinês sobre o Brasil

Publicada por Samira Avelar em 24/11/2020
Tags:

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA MAIS DE 170 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Foguete chinês

Câmeras do Clima ao Vivo no Nordeste registraram a pluma do foguete chinês Longa Marcha 5 no início da noite desta segunda-feira (24). Confira abaixo as localizações:

Bahia

- Ibiquera/BA - IBSOL Telecom
- Lajedinho/BA - IBSOL Telecom
- Seabra/BA - SpeedConnect
- Ipirá/BA - Ágil Telecom
- Paulo Afonso/BA - Atel Telecom

Pernambuco

- Petrolina/PE - Atel Telecom
- São José do Belmonte/PE - Atel Telecom
- Belém do São Francisco/PE - Atel Telecom

Sergipe

- São Cristovão/SE - RRConect

Ceará

- Fortaleza/CE - HNA Conecta

Paraíba

- Piancó/PB - Eduart B Caldas

Rio Grande do Norte

- Guamaré/RN - Interjato Soluções

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

PLUMA DO FOGUETE CHINÊS

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Do que se trata?

Segundo informações do Marcelo Zurita da nossa parceira Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), no início da noite dessa segunda (24), um estranho fenômeno no céu foi percebido por várias pessoas de diversas partes do país, principalmente no Nordeste. Uma mancha iluminada, num formato de cone se deslocava lentamente, no sentido contrário às estrelas. Muitos acreditavam estar vendo algo místico, sobrenatural, outros achavam que se tratava de um cometa ou meteoro. Mas na verdade, o que foi visto nos céus do Brasil nessa segunda-feira foi a pluma de ventilação do segundo estágio do foguete Longa Marcha 5, lançado alguns minutos antes, na China.

O foguete partiu do Centro Espacial de Wenchang às 17:35 (horário de Brasília) dessa segunda com destino à Lua. Ele levava consigo a Sonda Chang"e 5, composta de dois módulos, um que ficará em órbita da Lua e outro módulo de pouso, que irá coletar amostras do solo lunar para serem analisadas pelos cientistas chineses.

Foguete gigante

Para chegar até a Lua, a Sonda precisa de um gigantesco foguete e muito combustível para impulsionar a nave até ela atingir a velocidade necessária para vencer a gravidade da Terra. A medida que o combustível vai sendo consumido, o foguete vai liberando seus estágios e se tornando mais leve. O primeiro estágio, usado na aceleração inicial, geralmente cai alguns minutos após o lançamento. O segundo estágio normalmente atinge altitudes e velocidades bem mais elevadas, sendo desligado quando já está em órbita da Terra. Por muitos anos, esse corpo de foguete do segundo estágio permanecerá em órbita da Terra como um lixo espacial, e nessa condição, são necessárias algumas medidas de seguraça.

Por que forma essa mancha no céu?

A principal delas é esvazirar completamente o combustível não utilizado, para evitar que a pressão interna possa provocar algum tipo de explosão, o que poderia afetar os satélites em órbita ou futuros lançamentos. Nesse processo, chamado de "ventilação de combustível", o combustível pressurizado é liberado no espaço de forma a igualar a pressão interna do foguete evitando futuras explosões. E como esse processo é realizado após o desligamento dos motores do foguete, o combustível pode ser lançado em qualquer direção, mas geralmente acaba uma espécie de cone por conta da rotação do foguete. Como a velocidade com que o combustível é liberado é imensamente inferior à velocidade do foguete, durante algum tempo, a pluma e o foguete seguem muito próximos no espaço, na mesma trajetória que estava o foguete no momento em que ele foi desligado. Por isso, a nuvem luminosa vista nessa segunda, seguiu lentamente na direção leste, a mesma trajetória prevista para o Longa Marcha 5 que levou a Sonda Chang"e 5 para a Lua.

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Meteoro em várias cidades do Nordeste
Parceria com empresa australiana
Clima ao Vivo é destaque em Ranking


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp e/ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 130 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A