Alertas

Home

Alertas

Ciclone pode causar mais estragos? Veja a notícia completa

Publicada por Samira Avelar em 01/07/2020

VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Câmeras AO VIVO

Você pode acompanhar como está o tempo ao vivo através de mais de 130 câmeras distribuídas por todo o Brasil.

Acesse: www.climaaovivo.com.br

Ciclone

Segundo informações da nossa parceira Conexão GeoClima, o ciclone extratropical que vem marcando essa madrugada de quarta (01) com intensa ventania já está em alto mar, mas segue com as rajadas de vento sobre o continente brasileiro.

Frio intenso

Na borda da serra, houve uma redução pelos modelos meteorológicos, colocando até 125 km/h de vento, o que ainda é número bem expressivo. A tendência é de diminuição do vento somente no final da tarde de dessa quarta-feira (01) com frio intenso. (Dados Conexão GeoClima)

Ventos fortes

De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), várias cidades do Rio Grande do Sul registraram ventos fortes e intensos na madrugada desta quarta-feira (01):

• Chuí/RS: 116.6 km/h
• Capão da Leoa/RS: 97,5 km/h
• Vacaria/RS: 91 km/h
• Rio Grande/RS: 83,1 km/h
• Major Gercino/SC: 80 km/h
• Jaguarão/RS: 77,4 km/h
• Encruzilha do Sul/RS: 75,9 km/h
• Caçapava do Sul/RS: 75,6 km/h
• Araranguá/SC: 74,8 km/h
• Teutônia/RS: 72,7 km/h
• Camaquã/RS: 69,1 km/h

Ainda com informações da Conexão Geoclima, as rajadas são ainda mais intensas, porém muitas estações não estão funcionando.

Falta de energia elétrica

Aproximadamente 1,5 milhões de unidades consumidoras estão em energia elétrica no estado de Santa Catarina, conforme informações da Celesc. Boa parte do Rio Grande do Sul também está sem energia.

Outros estados

Segundo comunicado da Marinha e das Forças Armadas, os efeitos do ciclone podem afetar não apenas a região sul do Brasil, mas também outros estados. Ventos de até 88 km/h podem atingir o litoral do Rio de Janeiro e São Paulo até o fim da noite desta quarta (01).

Rio de Janeiro e Bahia

Os ventos intensos podem ocasionar ondas de até quatro metros de altura entre o alto mar da Bahia e Rio de Janeiro, entre quarta (01) e até o período da manhã de sexta-feira (03). (Dados da Marinha e Forças Armadas)

Frente fria

Ainda de acordo com informações dos órgãos competentes, essa frente fria pode ocasionar ventos de até 74 km/h da faixa norte de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro até o sul de Guarapari em Espírito Santo.

Região Sul

A região sul sofre os estragos causados pelo ciclone e é esperado uma "segunda onda" que deixará o mar mais agitado com ondas passando de quatro metros de altura em Santa Catarina até o período verpestino de quinta-feira (02).

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NA REGIÃO SUL

Mortes e estragos

Segundo a Defesa Civil, foram registradas quatro mortes e muitos estragos, entre as principais ocorrências estão árvores derrubadas, bloqueio de vias e casas detelhadas. Os ventos em Santa Catarina chegaram em 120 km/h.


Câmeras ao vivo

Você pode conferir dezenas de câmeras ao vivo na Região Sul do Brasil:

Rio Grande do Sul: Arroio do Tigre, Bom Princípio, Boqueirão do Leão, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Jóia, Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Portão, Salto do Jacuí, São Marcos, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Santa Catarina: Balneário Gaivota, Criciúma, Florianópolis, Praia Grande e Sombrio.

Paraná: Curitiba e Telêmaco Borba.

 

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NA REGIÃO SUL


Alertas meteorológicos

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas meteorológicos para grande parte do sul. Mora nessa região? CLIQUE AQUI E VEJA SE SUA CIDADE PODE SER AFETADA.

 


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 100 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 100 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A