Logo

Notícias

Home

Notícias

Volumes de chuva expressivos para o estado do Rio de Janeiro

Publicada por Thalyta Araújo em 09/02/2022
Tags:

Chuva acumulada no estado do Rio de Janeiro

A presença de uma frente fria perto da costa fluminense e a Zona de Convergência do Atlântico Sul, contribuem para o tempo instável no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (09). Um grande volume de chuva caiu sobre o estado nos últimos 15 dias e a expectativa é que até o findar da semana ainda permaneça elevado, gerando possíveis transtornos, como transbordamentos de rios e deslizamentos.

No mapa abaixo mostra a média de chuva para fevereiro na Região Sudeste no período de 1981 a 2010, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No Rio de Janeiro, por exemplo, as médias esperadas em fevereiro não ultrapassam os 200 mm.

Média Climatológica de chuva na Região Sudeste para fevereiro

                                                           
Chove mais de 200 mm em 14 dias

Na noite de terça-feira (08) e madrugada de quarta-feira (09), a chuva foi frequente no norte e noroeste fluminense. Na cidade de Cambuci/RJ, choveu 151,2 mm, entre a terça-feira (08) e a quarta-feira (09), no período das 16:00h da tarde às 04:00h da madrugada. E em Santa Maria Madalena/RJ, choveu 71,4 mm no mesmo período já citado acima.

Os volumes e acúmulos de chuva chegaram próximos a 100 e 250 mm, entre o dia 26 de janeiro e 8 de fevereiro, segundo o CEMADEN. No médio Paraíba e região de Resende, este valor ultrapassou a média para fevereiro, alcançando os 366,6 mm que normalmente ficam entre os 217 mm. Confira alguns acúmulos de chuva no estado do Rio de Janeiro, entre o dia 26 de janeiro de 2022 e 8 de fevereiro de 2022:

-Resende/RJ: 366,6 mm
-Mendes: 271,4 mm
-Santo Antônio de Pádua/RJ: 254,4 mm
-Aperibé/RJ: 214,4 mm
-Laje do Muriaé/RJ: 20,8 mm

Aumento nos níveis de Rios

Na madrugada desta quarta-feira (09), o Rio Pomba, na cidade de Santo Antônio de Pádua/Estação 17, estava com 4,61 metros, com tendência de elevação. A cota de 80% (alerta) é em 4 metros e o transbordamento ocorre já com 5 metros.

Em Laje do Muriaé, o rio Muriaé também já estava elevado e atingia a cota de 4,83 metros às 5:00h da madrugada. A cota de alerta é de 4,12 metros e o transbordamento ocorre com 5,15 metros.

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro

O tempo permanece instável no estado do Rio de Janeiro até o fim desta semana, com chuva frequente e forte em determinados períodos do dia. Com informações do Climatempo.

Últimos vídeos

Veja abaixo os últimos vídeos que as câmeras do Clima ao Vivo registraram:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

 


Confira as notícias:

Reentrada do satélite Starlink 1840 sobre Imperatriz/MA

Influência da erupção do Vulcão Hunga Tonga sobre o Brasil
A ZCAS volta a influenciar o clima no Brasil. Confira a notícia

Fabuloso meteoro cruza o céu de MG, SP e GO. Veja o vídeo exclusivo!


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 170 cidades



 

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A