Home
Notícias
Áreas de instabilidade se formam em boa parte do país
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, irá provocar chuva volumosa em muitas áreas do Brasil no decorrer desta semana. O sistema irá atuar no período entre os dias 08 e 11 de fevereiro de 2022.
A chuva irá se concentrar sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país. Os acúmulos de chuva serão bastante expressivos para áreas de São Paulo (norte), Rio de Janeiro, Espírito Santo (sul), Minas Gerais (incluindo a Grande Belo Horizonte e Triângulo Mineiro), Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Acre e Amazonas.
Problemas ocasionados pela chuva
Grandes tempestades estão sendo marcadas neste ano de 2022, e muitos municípios ainda não se recuperaram da chuva das últimas semanas. Somente neste ano, o Brasil já enfrentou três episódios da ZCAS:
-31/12/21 até 03/02/22
-06/01/22 até 11/01/22
-29/01/22 até 31/01/22
E com a ZCAS desta semana, serão quatro em menos de dois meses. O estado de Minas Gerais é um dos grandes destaques, pois já enfrentou diversos transtornos, desde o final do ano passado e a tendência é que seja o mais afetado pela chuva frequente ao longo desta semana. Na capital mineira, só no mês de janeiro, já choveu 528,2 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, ficando 60% acima da média mensal.
E já se espera que entre o período de terça-feira (08) e o próximo sábado (12), o volume de chuva fique entre 150 a 250 mm, podendo atingir os 300 mm, em alguns pontos. A região da Zona da Mata, também terá muita chuva, com valores próximos aos citados anteriormente. No sul de Minas e no Vale do Rio Doce, os acúmulos de chuva ficam entre 120 mm a 170 mm neste mesmo período.
O Rio de Janeiro também terá muita chuva com a atuação da ZCAS. Entre o dia 08 a 12 de fevereiro, chove cerca de 120 a 170 mm na Costa Verde, Vale do Paraíba, Grande Rio, Região dos Lagos e norte Fluminense. Nas áreas de serra, a chuva será volumosa, com valores expressivos entre 150 a 250 mm, e pode alcançar os 300 mm em algumas localidades.
Novos transtornos
O risco é alto para alagamentos, deslizamento de terra e até transbordamentos de rios e córregos, decorrente aos índices elevados. Vale ressaltar alguns cuidados como evitar áreas de inundações e não trafegar em ruas propensas a alagamentos ou perto de córregos em momentos de chuva intensa.
Como fica fevereiro?
Os volumes de chuva prometem ser acima da média em fevereiro, em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. E isso ocorre por causa de grandes corredores de umidades que levam a chuva frequente e volumosa por várias partes do país. Veja o mapa de anomalias para o mês de fevereiro:
Confira as notícias:
Reentrada do satélite Starlink 1840 sobre Imperatriz/MA
Influência da erupção do Vulcão Hunga Tonga sobre o Brasil
Fabuloso meteoro cruza o céu de MG, SP e GO. Veja o vídeo exclusivo!
AO VIVO:
Veja mais de 230 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 170 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A