Logo

Notícias

Home

Notícias

Temporal pode causar transbordamentos em Minas Gerais e Espírito Santo no fim de semana

Publicada por Eduardo Viana em 19/02/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Alerta

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá provocar chuva volumosa no Sudeste brasileiro nos próximos dias. 

Como foi noticiado anteriormente, há um alerta para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo sobre uma quantidade signifcativa de chuva que era esperada para os últimos dias, e no final de semana não será diferente.

Na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e em todo o Espírito Santo a previsão é de que haja uma quantidade considerável de chuva forte. Há também chances de raios e trovões e ventos que podem chegar até 70 km/h.

O mapa abaixo mostra o acumulado de chuva que é esperado para o sábado (20). As cores mais claras preveem até 90 mm de precipitação. O sul do Espírito Santo e na divisa entre os estados capixaba e mineiro podem ser afetadas, e terão um dia nublado e com chuva a qualquer momento.

Fonte: Climatempo

Já no domingo (21) não há previsão para dia seco, mantendo a instabilidade climática na região, com chvuas que podem totalizar até 80 mm de pluviosidade.

Fonte: Climatempo

Grande parte da chuva está prevista para a região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, neste fim de semana. Em consequência, a área entra em alerta para transbordamentos, devido ao solo estar bem encharcado.

Volume de chuva

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre os dias 16 e 18 de fevereiro houve uma grande acumulação de chuva em várias cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

As cidades que registraram maiores quantidades de chuva foram Ipatinga 117 mm e Baixo Guandu 40 mm, em Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente.

Ainda de acordo o CEMADEN, durante a manhã desta sexta feira (19) altos volumes foram registrados nos dois estados. Segundo a medição da estação meteorológica instalada em Ibitirama, no Espírito Santo, até o fim desta manhã foi marcado 41 mm de chuva na cidade.

Enquanto isso, na cidade de Guaçuí, a estação Antonio E. Moreira registrou 32 mm de chvua entre às 09:00 e às 11:00 horas desta sexta (19).

Em Minas Gerais não foi muito diferente. As cidades de São Pedro dos Ferros e Alto jequitibá marcaram 36 mm de chuva, enquanto Sabará registrou 29,5 mm no mesmo período entre 09:00 e 11:00 horas. Veja mais informações. (Dados: Climatempo). 

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A