Notícias

Home

Notícias

Tempo no Brasil: O que esperar da segunda metade de maio de 2025

Publicada por Thalyta Araújo em 19/05/2025
Tags:

Na segunda quinzena de maio de 2025, a previsão indica diversos eventos de chuva forte no litoral leste do Nordeste, em partes da região Sul e no extremo norte do Brasil. Por outro lado, tempo seco, com temperaturas acima do normal e baixa umidade do ar, deve predominar no interior do Nordeste e na maior parte do Sudeste e Centro-Oeste. O mês de maio deve terminar com a chegada de uma frente fria especial.

A imagem mostra o avanço de chuva em Aracaju
Tempo no Brasil: O que esperar da segunda metade de maio de 2025

Destaques esperados para a segunda quinzena de maio por região:

Clima na região Sul 

A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 18 de maio se afastará para o oceano, mas ainda poderá causar algumas pancadas de chuva em Santa Catarina e no extremo oeste e sul do Paraná. Não se espera uma queda significativa de temperatura com a passagem desta frente.

Ao longo da quinzena, os três estados devem registrar vários episódios de pancadas de chuva, algumas de forte intensidade, devido à passagem de outras frentes frias e também à formação de áreas de instabilidades associadas a uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, além da tendência de formação de cavados meteorológicos em alguns dias. As chuvas mais frequentes e volumosas são esperadas no Rio Grande do Sul, enquanto o norte do Paraná deve ter poucos eventos de chuva.

O final de maio de 2025 será marcado pela passagem de uma frente fria que influenciará a região Sul a partir do dia 27. Existe a possibilidade de que esta frente fria venha acompanhada de uma massa de ar frio de origem polar continental, com potencial para provocar uma acentuada queda de temperatura nos três estados do Sul. Há risco de geada, especialmente nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai.

A imagem mostras as áreas com expectativa para chuva durante este tempo
Figura 1: Estimativa do volume de chuva sobre o Brasil entre 18 a 31 de maio de 2025 – Fonte: ECMWF/Climatempo

Clima na região Sudeste:

Uma grande massa de ar seco já está atuando sobre a região Sudeste e deve continuar predominando na segunda quinzena de maio de 2025. Com isso, a maior parte da região, especialmente o interior de São Paulo e o estado de Minas Gerais, terá pouca probabilidade de chuva nos próximos 15 dias.

A grande quantidade de horas de sol e a ausência de ar frio de origem polar farão com que as temperaturas permaneçam acima do normal para maio no Sudeste do Brasil.

Entre os dias 20 e 21 de maio, uma frente fria avançará pelo oceano, passando pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro e se afastando em alto mar. Essa frente fria deverá causar muita nebulosidade no leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, com a chuva concentrada principalmente nas áreas litorâneas. Entre os dias 23 e 25 de maio, a chance de chuva tende a aumentar no Espírito Santo. Não há previsão de queda significativa de temperatura no Sudeste com a passagem desta frente fria.

Entre os dias 28 e 29 de maio, outra frente fria deve avançar rapidamente pela costa do Sudeste do Brasil, com potencial para gerar um pouco de chuva no interior de São Paulo e também de Minas Gerais. Essa frente fria passará pelo estado do Rio de Janeiro e seguirá para o Espírito Santo, provocando chuva nesses dois estados.

Esta última frente fria de maio trará uma massa de ar frio de origem polar continental e deverá causar uma queda de temperatura em todos os estados da região Sudeste.

Clima na região Centro-Oeste:

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste do país, inibindo a chuva nos últimos dias. Essa condição persistirá na segunda quinzena de maio de 2025, mantendo a maior parte da região com pouca ou nenhuma precipitação, o que é comum para esta época do ano.

Algumas pancadas de chuva ainda podem ocorrer no extremo norte da região, em áreas de Mato-Grosso próximas aos estados do Norte. A fronteira com o Paraguai poderá registrar algumas pancadas entre os dias 18 e 19 de maio.

Os eventos de chuva mais significativos em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso deverão estar associados à passagem de uma frente fria no final de maio. Durante a passagem dessa frente, poderão ocorrer pancadas de chuva de forte intensidade nas áreas próximas às fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. A probabilidade de chuva em Goiás e no Distrito Federal é baixa durante a segunda quinzena de maio.

A ausência de nebulosidade noturna continua a manter as temperaturas amenas ao amanhecer e na madrugada no Centro-Oeste, mas as tardes tendem a ser mais quentes do que na primeira quinzena.

Há possibilidade de queda acentuada de temperatura em parte do Centro-Oeste nos últimos dias de maio de 2025, com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar continental. O mais provável é que essa queda de temperatura ocorra em todas as áreas de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de Mato Grosso. Pode haver um leve resfriamento também em áreas do sul de Goiás.

Clima na região Nordeste:

Na segunda quinzena de maio de 2025, a chuva no Nordeste deverá se concentrar nas áreas próximas ao litoral. Ainda são esperados alguns eventos de chuva moderada a forte na costa norte da região, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, mas, em geral, a chuva será menos frequente do que na primeira quinzena.

A maior parte do interior do Nordeste continuará com tempo seco durante o mês de maio, registrando temperaturas elevadas que facilmente atingirão valores entre 35°C e 37°C.

Episódios de chuva de forte intensidade na costa leste do Nordeste ainda serão um destaque das condições climáticas na segunda quinzena de maio. O acúmulo de umidade provocado por ventos marítimos persistentes e moderados, e novos episódios de distúrbios ondulatórios de leste, serão os principais fatores para a manutenção de áreas de instabilidade nessa parte da região. No final do mês, uma nova frente fria deverá alcançar o litoral da Bahia.

Clima na região Norte:

A disponibilidade de umidade já mostra sinais de diminuição sobre o Tocantins e em áreas de Rondônia e do Acre. Dessa forma, na segunda quinzena de maio de 2025, essas áreas da região Norte terão uma redução na frequência das pancadas de chuva. A maior parte da precipitação deverá ocorrer na porção norte do Amazonas e do Pará, no Amapá e em Roraima. Além da grande disponibilidade de umidade e calor nessas áreas, a presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) contribui para a formação de nuvens carregadas sobre parte da região.

Nos últimos dias de maio de 2025, há possibilidade da passagem de uma frente fria continental pelo Brasil, que poderá levar um pouco de ar frio de origem polar para áreas de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas, causando um evento de friagem.

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A