Home
Notícias
O clima no Brasil hoje, terça-feira (12), é marcado por uma forte massa de ar polar que influencia a Região Sul, trazendo temperaturas baixas e geada. No Sudeste e Centro-Oeste, o destaque é o tempo seco e a queda acentuada na umidade do ar. Já no Nordeste, a circulação de ventos no oceano continua provocando chuvas no litoral.
A massa de ar polar continua influenciando a Região Sul, nesta terça-feira (12), trazendo um amanhecer gelado. As temperaturas mínimas serão bem baixas, e há previsão de geada na campanha, norte, noroeste e serra gaúcha, além de grande parte do interior de Santa Catarina e do Paraná. O sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva, mas a atenção é para o ar seco, que ganha força durante a tarde. Isso deve deixar a umidade relativa do ar entre 21% e 30% no norte e noroeste paranaense.
Na Região Sudeste, o tempo também fica firme na maioria dos estados, com exceção de algumas áreas entre os vales de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo, onde pode haver pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade. A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de geada no sul mineiro, na Serra da Mantiqueira e na região serrana do Rio.
A partir da tarde, o ar seco se intensifica no Sudeste, derrubando a umidade relativa do ar para níveis críticos. No interior de São Paulo e Minas Gerais, os índices podem ficar abaixo de 20%, especialmente no norte e noroeste paulista e no oeste mineiro. A situação é mais grave no triângulo mineiro, onde a umidade pode cair para menos de 12%, indicando um estado de emergência.
No Centro-Oeste, a terça-feira será de sol e poucas nuvens, mas com ar seco predominante. Pela manhã, o ar frio ainda influencia as temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Durante a tarde, o sol eleva as temperaturas, e a umidade relativa do ar despenca para níveis críticos em quase todos os estados. A situação é mais grave no leste de Mato Grosso e no sul de Goiás, onde os índices podem ficar abaixo de 12%, um cenário de emergência.
No Nordeste, a circulação de ventos no oceano continua trazendo umidade, com risco de chuva forte e temporais no litoral da Bahia, inclusive em Salvador. Em outras capitais da costa leste, como Aracaju e Natal, a chuva deve ser moderada. Já entre o Ceará, Piauí e Maranhão, a combinação de baixa pressão e umidade atmosférica favorece a formação de instabilidades, com destaque para o Piauí e o Maranhão, onde há risco de chuva forte localizada.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A