Logo

Notícias

Home

Notícias

Tempo instável e recordes de temperatura, veja a previsão para este sábado (30) em todo o Brasil

Publicada por Eduardo Viana em 30/01/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 190 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL 

Ainda há a presença de nuvens carregadas sobre boa parte do Brasil neste sábado (30) devido ao calor e umidade existentes. Contudo, em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro o ar seco ainda predomina, uma vez que o vórtico ciclônico em altos níveis continua influenciando o tempo nessas áreas, juntamente com o efeito do sistema de alta pressão atmosférica. Essa junção pode acarretar num novo recorde de temperatura na capital carioca neste último final de semana de janeiro, com os termômetros chegando a casa dos 40ºC. As outras regiões do país ainda podem contar com áreas de grande instabilidadeMais informações.

Na Região Sul o fim de semana ianda é de chuva e ventos fortes, isso ocorre devido a uma frente fria que age no oceano bem perto do litoral gaúcho, alavancado por uma área de baixa pressão que atinge a parte sul do país. favorecendo a formação de chuvas pesadas nessa região. A partir deste sábado (30) os temporais se desenvolvem pelo restante da Região Sul, mas não devem acumular um volume significativo de chuvas, como nos últimos dias.

No domingo a chuva é mais severa e causa acumulados grandes de chuva principalmente no Rio Grande do Sul, totalizando aproximadamente 100 mm em alguns pontos. Os ventos podem chegar até 80 km/h, e na próxima semana ainda haverá riscos de temporais, principalmente após a chegada de mais uma frente fria a partir do dia 3 de fevereiro. Veja mais informações.

Fonte: Climatempo

 

Previsão - 30/01/2021

O tempo continua firme em boa parte do Sudeste, com ar seco e temperaturas elevadas, além do leste de Goiás, Distrito Federal e nas regiões da Chapada Diamantina, Vale do São Francisco e oeste baiano. Na capital e centro-norte de Roraima a previsão é a mesma.

Nas demais regiões do país o dia terá períodos de sol e mormaço, céu com presença massiva de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com raios durante à tarde ou à noite. Em grande parte da Região Norte pode chover com frequência durante todo o dia.

Já no Nordeste, uma chuva passageira pode acontecer no litoral da Bahia, e várias pancadas de chuva podem afetar o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grade do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e, principalmente, o Sergipe, que foi bastante afetado pelo vórtice ciclônico nos últimos dias e registrou um índice de pluviosidade muito baixo se comparado ao mesmo período de 2020.

Alertas

Sob risco de chuva moderada e forte, raios e ventania os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do oeste goiano estão em alerta. Junto a eles, o centro-norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará e o sertão da Bahia, Sergipe e Alagoas também devem ficar atentos para as mesmas condições. Veja a previsão completa. (Dados: Climatempo).

VEJA MAIS

Últimas cidades ativadas
Meteoro em Minas Gerais 
Região Sul em alerta para temporais


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A