Home
Notícias
Um novo ciclone extratropical está se formando nesta terça-feira (19) no norte da Argentina e deve se fortalecer ao longo do dia. O sistema dará origem a uma frente fria que avança pelo Brasil, trazendo chuva, temporais e ventos fortes para vários estados.
O ciclone se organiza no norte argentino e se move gradualmente em direção ao oceano. Esse movimento cria uma frente fria que reforça a instabilidade e intensifica as chuvas. As áreas mais afetadas serão o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O dia será marcado por temporais. As áreas destacadas em vermelho no mapa de risco meteorológico, que vão do sul de Mato Grosso do Sul ao oeste do Rio Grande do Sul, terão chuva mais intensa e estão sob alerta de temporais. Em contrapartida, as áreas em amarelo terão pancadas de chuva mais isoladas, mas que ainda podem ser de moderada a forte intensidade.
Risco de ventos fortes
Além da chuva, os ventos também serão um problema neste evento climático. Ciclones que se formam perto da terra costumam causar rajadas mais fortes, e desta vez não será diferente.
Terça-feira (19): O mapa de risco mostra rajadas de 51 a 70 km/h nas áreas amarelas, que vão do centro de Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Nas áreas em vermelho, como o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, o litoral do Rio Grande do Sul e o sul do litoral de Santa Catarina, as rajadas podem chegar a 91 km/h.
Persistência na quarta-feira (20)
Na quarta-feira (20), a frente fria avança e mantém o tempo instável no Sul do país. A previsão é de mais chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Embora a instabilidade da chuva diminua ao longo do dia, o vento continua forte. O ciclone se move lentamente para o oceano, mantendo a atmosfera agitada em todo o Centro-Sul do Brasil.
Com a chegada do ciclone e da frente fria, é importante tomar algumas precauções para garantir a sua segurança e a de todos ao seu redor.
Verifique objetos: Amarre ou guarde objetos soltos que possam ser levados pelo vento, como vasos de plantas, móveis de jardim e lixeiras.
Evite áreas de risco: Mantenha-se afastado de árvores, postes de energia e placas de sinalização.
Evite áreas alagadas: Nunca tente atravessar ruas ou pontes inundadas. A água pode esconder buracos, bueiros abertos e a correnteza pode ser forte.
Atenção aos raios: Durante as tempestades, procure abrigo em locais fechados e evite ficar em áreas abertas, perto de cercas, árvores ou antenas.
Mantenha-se informado: Fique atento aos alertas da defesa civil de sua cidade e siga as instruções das autoridades.
Fiquem atentos as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A