Home
Notícias
Ao longo dos últimos dias do mês de maio de 2025, as condições meteorológicas diferenciadas no país. O avanço de uma grande frente fria, associada a um ciclone extratropical e uma onda de frio, mudará o tempo nos próximos dias. Além de chuvas intensas, temporais e ventos congelantes, esta frente fria proporcionará condições propicias para ocorrência de neve na região sulista do país pela primeira vez no ano.
Ar gelado e ciclone extratropical
O ciclone extratropical ocorrerá com a frente fria, já nesta quarta-feira (28), injetando umidade do mar sobre o sul do Brasil, garantindo a formação das nuvens na região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O ar gelado da onda de frio ao mesmo tempo, avançará com força na região sul.
A mais ou menos 5 km de altitude, uma baixa pressão atmosférica ingressará sobre o Rio Grande do Sul e terá a função muito importante de concentrar a umidade e impulsionar o ar gelado e úmido para as camadas mais altas da atmosfera, assim, um ambiente favorável para formação de nuvens que possam conter cristais de gelo e neve.
Onde e quando pode nevar?
As condições para ocorrência de neve e de outros tipos de precipitações invernal, são as melhores possíveis e a expectativa é que elas ocorram entre o fim da tarde do dia 28 de maio e o começo da manhã do dia 29 de maio de 2025.
O mapa contribui para a visualização das áreas prováveis e a probabilidade de ocorrência das precipitações invernais no Sul do Brasil. A chance de nevar é alta nas áreas mais elevadas das serras gaúchas e catarinense, em locais como Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina. Contudo, não se descarta a ocorrência de neve nas áreas mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Com uma possibilidade menor, para algum tipo de precipitação invernal no sul do Paraná.
O ciclone extratropical e a baixa pressão se afasta no decorrer da quinta-feira (29), e a umidade, a nebulosidade e as precipitações invernais, também vão se dissipando e perdendo força. O ar seco e gelado, toma conta durante a sexta-feira (30), e a formação de geada aumenta nas extensões dos três estados da região Sul, mas sem expectativa de neve.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A