Logo

Notícias

Home

Notícias

Sudeste: Mais chuva e queda de temperatura nos próximos dias

Publicada por Samira Avelar em 22/02/2021
Tags:

chuva_Sudeste2202Figura mostra a estimativa de acumulado de chuva entre os dias 25 e 26 de fevereiro 

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Frente fria

Uma frente fria está se formando em alto mar ao longo do litoral do Sudeste e está prevista para chegar na região nos próximos dias, trazendo muitas áreas de instabilidades e queda nas temperaturas.

São Paulo

A partir de quarta-feira (24), aumentam a chance de temporais em São Paulo (leste). A Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, a Baixada Santista e o litoral norte podem registrar grandes volumes de chuva.

Mais chuva

Na quinta (25) e sexta-feira (26), a frente fria avança para o Espírito Santo e em Minas Gerais (Região do Vale do Rio Doce). Essas regiões que já apresentam um grande acumulado de chuva nos últimos dias, vão registrar mais chuva novamente, por isso o risco é grande para transbordamento de rios e delizamentos de terra.

Rio de Janeiro

Grandes volumes de chuva são esperados para a divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo e o Rio de Janeiro (norte), como mostra no mapa abaixo. As áreas em verde e amarelo podem registrar os maiores acumulados.

chuva_Sudeste_2202a

Temperatura

Junto com a massa de ar frio vem também um sistema de alta pressão que pode diminuir um pouco as temperaturas no Sudeste. Não há previsão de frio, mas uma redução do calor entre terça (23) e quinta-feira (25). As madrugadas e noites nas serras podem ser mais amenas.

No mapa abaixo você pode conferir as regiões que podem ter maiores declínios de temperatura: São Paulo (sul e leste), Minas Gerais (sul e Zona da Mata) e o Rio de janeiro. Essas áreas estão mais claras: branco à amarelo claro. Mais informações. (Dados: Climatempo)

Temp_Sudeste_2202

 

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A