Home
Notícias
A Grande São Paulo ainda sente os impactos da frente fria que chegou na segunda-feira, 22 de setembro, marcada por ventos de 100 km/h que causaram estragos e inauguraram a primavera.
Embora o vento tenha diminuído, o frio intenso voltou a ser o principal problema. A combinação de ar frio de origem polar e céu nublado mantém as temperaturas bem abaixo do esperado para o fim de setembro. Por exemplo, por volta das 13h desta quarta-feira, 24 de setembro, a temperatura na capital não passava dos 18°C, um contraste brusco com os 33,2°C registrados no domingo, dia 21, que foi a máxima do inverno.
O "invernico" deve persistir ao longo da primeira semana da primavera. O céu predominantemente nublado, a chuva e o ar polar continuarão impedindo a elevação da temperatura. A previsão indica que os termômetros não devem ultrapassar os 20°C na capital até a próxima sexta-feira.
A quinta-feira, 25 de setembro, promete aumentar a sensação de frio, já que a chuva será persistente ao longo de várias horas do dia.Se a máxima de 16°C se confirmar, a tarde desta quinta-feira será a mais fria para um dia de setembro na cidade de São Paulo desde 4 de setembro de 2022, quando a máxima foi de 15,1°C.
Apesar de não haver expectativa de chuva intensa ou ventania, o tempo chuvoso trará transtornos adicionais, dificultando o deslocamento e complicando o trânsito na Grande São Paulo.
Fim de semana com volta do sol e elevação de temperatura
O sol deve reaparecer na Grande São Paulo durante o fim de semana, permitindo um rápido aumento das temperaturas após o período frio.A previsão é que a capital paulista alcance um pouco mais de 20°C na tarde de sábado e ultrapasse os 25°C no domingo, marcando o retorno de um "calorzinho". A temperatura máxima deve subir ainda mais na segunda-feira.
Apesar da elevação das máximas, a população ainda sentirá frio intenso durante a noite e nas primeiras horas da manhã. A previsão de temperaturas mínimas na capital fiquem entre 10°C e 12°C neste fim de semana.
Essas temperaturas indicam um frio considerável para o mês. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com dados de 1991 a 2020:
A temperatura máxima média para setembro em São Paulo é de 25,2°C.
A temperatura mínima média é de 14,9°C.
Portanto, quando a previsão aponta máximas abaixo de 20°C e mínimas em torno de 10°C, isso significa um frio muito acima do normal para a capital paulista em setembro.
As mínimas previstas de 10°C a 12°C são raras.
A última vez que São Paulo registrou uma mínima de 12°C foi em 16 de setembro de 2023 (12,9°C).
A última vez que o Inmet registrou uma temperatura mínima igual ou inferior a 10°C em setembro foi em 24 de setembro de 2022 (9,3°C).
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A