Notícias

Home

Notícias

Sexta-feira de contrastes: Tempo firme no Sul e chuva forte no litoral do Nordeste e Sudeste

Publicada por Thalyta Araújo em 26/09/2025
Tags:

Nesta sexta-feira, o tempo no Brasil será definido por grandes contrastes. A Região Sul terá uma manhã fria, com risco de geada e a presença de ventos fortes. Enquanto isso, o interior do país predominará com tempo firme e o calor em ascensão. A instabilidade mais intensa se concentra em três pontos: no litoral do Sudeste e do Nordeste, onde há alerta de temporais (especialmente na Bahia), e na Região Norte, onde o calor e a umidade continuam gerando pancadas fortes e localizadas. A seguir, confira a previsão detalhada para todas as cinco regiões.

A imagem mostra o avanço de chuva em Salvador/BA
Sexta-feira de contrastes: Tempo firme no Sul e chuva forte no litoral do Nordeste e Sudeste

Região Sul: Frio, vento e tempo firme

Nesta sexta-feira, a circulação de ventos associada a uma área de alta pressão garantirá o tempo firme em quase toda a Região Sul. Apenas o litoral do Paraná e trechos do litoral norte catarinense terão a exceção, pois a entrada de ventos marítimos do oceano favorece a ocorrência de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

Nas demais regiões, o tempo será aberto, com predomínio de sol entre algumas nuvens. O período da manhã será o mais frio, com mínimas significativamente baixas e potencial para formação de geada em áreas do alto da serra gaúcha e catarinense. Durante a tarde, as temperaturas não subirão muito, mantendo uma sensação amena. Um destaque é o noroeste paranaense, onde os termômetros devem subir mais, resultando em uma leve sensação de calor à tarde.

Ao longo do dia, o vento será um fator notável, soprando com forte intensidade mesmo na ausência de chuva nos três estados, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.

Região Sudeste: Chuva no litoral e secura no interior

No Sudeste, a circulação de umidade e os ventos marítimos mantêm a chuva sobre o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há condições para episódios de chuva fraca a moderada durante o dia, com a possibilidade de intervalos mais fortes que podem gerar acumulados expressivos em certas áreas.

Essa umidade também influência a Zona da Mata e o leste de Minas Gerais, onde são esperadas pancadas de chuva com potencial para raios e trovoadas. Por outro lado, o interior paulista e o restante de Minas Gerais terão o predomínio de tempo firme, sem previsão de chuva significativa. Nestas regiões, a umidade do ar entra em alerta, pois os índices devem atingir níveis críticos, ficando abaixo de 30%.

Região Centro-Oeste: Chuva em MT e calor nas demais áreas

No Centro-Oeste, a presença de umidade na atmosfera ainda auxilia na formação de instabilidades sobre a metade norte de Mato Grosso. As pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde, podendo variar de moderada a forte intensidade, mas com o caráter de ser irregular e atingir apenas alguns pontos. Há chance de chuva isolada e fraca também na metade sul mato-grossense. Enquanto isso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal seguem com predomínio de tempo firme, sol entre nuvens e o calor ganhando força com o passar das horas.

Região Nordeste: Risco de temporais no litoral da Bahia

No Nordeste, as instabilidades se intensificam no litoral da Bahia com a chegada de uma frente fria (já marítima). Há risco de fortes pancadas de chuva e potencial para raios e volumes mais elevados ao longo do dia, não se descartando temporais e chuva mais volumosa entre o litoral sul e o Recôncavo Baiano. Algumas áreas de instabilidade podem avançar de forma localizada para o agreste e parte do sertão baiano.

A chuva mais forte atinge também o litoral de Sergipe e Pernambuco. Entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, a precipitação será mais espaçada e com intensidade até moderada. Pancadas de chuva podem ainda avançar do Pará até o sul do Maranhão. Nas demais regiões do interior nordestino, o tempo segue mais aberto, com calor e baixa umidade do ar predominando.

Região Norte: Instabilidade espalhada, com exceções

No Norte, o calor e a umidade atuam como fatores principais na formação das áreas de instabilidade. Estas se concentram sobre o Amazonas, Rondônia, sul de Roraima e do Pará. O sol ainda aparece entre nuvens, mas as pancadas de chuva ganham força e se espalham conforme as horas, com risco de chuva forte e temporais, embora localizados. Em contraste, o Acre e o Amapá mantêm um padrão de tempo mais firme. No Tocantins, a chuva fica restrita apenas ao extremo norte do estado.

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A