Notícias

Home

Notícias

Semana no Sul: Tempo firme com atenção ao nevoeiro e nova frente fria

Publicada por Thalyta Araújo em 13/05/2025
Tags:

Depois dos transtornos causados pela chuva forte e ventania da recente frente fria, o Sul do Brasil deve ter uma semana com tempo mais estável. Um sistema de alta pressão atmosférica atuará na região, dificultando a formação de nuvens significativas e a ocorrência de chuva na maior parte das áreas.

A imagem ilustra uma área com índice alto de nevoeiro

Semana no Sul: Tempo firme com atenção ao nevoeiro e nova frente fria

A previsão para esta semana é de sol predominante em quase todo o Sul do país, com dias de pouca nebulosidade na maior parte da região. O tempo seco, sem previsão de chuva, deve prevalecer no interior dos estados, enquanto o litoral ainda pode apresentar instabilidade em alguns momentos. Na Grande Curitiba, esperam-se muitas nuvens até terça-feira, mas o sol deve aparecer com mais frequência a partir de quarta-feira.

No início desta semana, o litoral do Paraná e de Santa Catarina ainda deve registrar chuva frequente. Embora não haja previsão de temporais, a chuva poderá ocorrer com intensidade moderada em diversos momentos, resultando em acúmulos de água relativamente significativos em um período de 24 a 48 horas. Contudo, não se espera que esses volumes causem problemas. O Vale do Itajaí também poderá ter chuva fraca a moderada até a quarta-feira, 14 de maio.

A circulação de ventos neste começo de semana contribuirá para o aumento da umidade no litoral catarinense e paranaense, o que favorecerá a formação de áreas de instabilidade. A previsão é que essa circulação de ar marítimo comece a perder força a partir de quinta-feira.

Frio menos intenso nos próximos dias

Ao longo desta semana, a intensa massa de ar frio polar que atingiu o Sul do Brasil no último fim de semana se afastará da região. Isso possibilitará um aumento gradual das temperaturas, sendo mais perceptível durante as tardes. As noites e os começos de manhã ainda serão frios, mas não tanto quanto no fim de semana anterior, quando houve geada nas áreas mais frias dos três estados e as temperaturas ficaram abaixo de 0°C nas partes mais altas da serra catarinense. A expectativa é de elevação da temperatura também nas regiões serranas.

A nova massa de ar frio polar que avançou pelo Brasil no último fim de semana provocou uma queda acentuada na temperatura do Paraná. Em Curitiba, a madrugada do domingo, 11 de maio, registrou a menor temperatura do ano até o momento, com mínima de 9,5°C. O recorde anterior de menor temperatura em 2025 na capital paranaense era de 10,1°C, registrado em 29 de abril.

Nevoeiros

Durante esta semana, o frio diminuirá em todo o Sul do Brasil. No entanto, as temperaturas ainda relativamente baixas nas primeiras horas da manhã favorecerão a formação de nevoeiro, principalmente nas regiões serranas e em áreas de vales.

O nevoeiro é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época e lugar, mas se torna mais comum com as manhãs frias típicas do outono e inverno.

Quando será a próxima frente fria?

Apesar do predomínio de sol e tempo seco nesta semana no Sul, uma nova frente fria poderá trazer chuva de volta ao Rio Grande do Sul no próximo domingo, 18 de maio.

Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A