Notícias

Home

Notícias

Seca em São Paulo chega ao fim com a aproximação de frente fria e aumento da umidade

Publicada por Thalyta Araújo em 20/05/2025
Tags:

Na tarde de ontem, segunda-feira, 19 de maio, São Paulo registrou sua tarde mais seca em quase dois meses. Às 16 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mediu, através de sua estação automática no Mirante de Santana (zona norte), uma umidade relativa do ar de apenas 31%. Este foi o menor valor desde o dia 22 de março, quando a umidade atingiu 26% no mesmo local.

A imagem mostra o avanço de chuva em Sorocaba
Seca em São Paulo chega ao fim com a aproximação de frente fria e aumento da umidade

Ar seco e bloqueio atmosférico

Essa queda na umidade em São Paulo ocorre desde a semana passada, influenciada por um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o centro-sul do Brasil. Esse bloqueio impede o avanço de frentes frias para o litoral paulista, resultando na menor entrada de umidade do oceano e na ausência de chuvas, o que contribui para o ressecamento do ar.

A escassez de chuva e a redução da umidade, acompanhadas do aumento da temperatura, são fenômenos observados em todo o estado de São Paulo, todos eles consequências do bloqueio atmosférico. Na capital, a temperatura máxima atingiu 28,1°C ontem, valor significativamente superior à média normal de maio, que é de 23,4°C.


Frente fria aumenta a umidade

A secura do ar na região da capital paulista está perto do fim. A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo trará uma mudança na direção dos ventos, permitindo que a umidade marítima retorne à Grande São Paulo. Com a intensificação dos ventos vindos do mar, mais umidade chegará, favorecendo a formação de muitas nuvens e a ocorrência de chuva.

Embora tecnicamente a frente fria passe pelo litoral paulista na quarta-feira, 21 de maio, os efeitos do aumento da umidade serão mais evidentes na quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23 de maio.

Previsão para os próximos dias:

  • Terça-feira, 20 de maio: Predomínio de sol e pouca nebulosidade na Grande São Paulo. A umidade do ar pode diminuir um pouco mais, e a temperatura pode se aproximar dos 30°C durante a tarde. Não há previsão de chuva.

  • Quarta-feira, 21 de maio: Grande aumento da nebulosidade com possibilidade de chuva a partir da tarde em algumas áreas da capital e da Grande São Paulo.

  • Quinta-feira, 22 de maio: Dia com muitas nuvens em toda a Grande São Paulo, com previsão de chuva que pode ser de intensidade moderada durante a tarde e a noite.

  • Sexta-feira, 23 de maio: O tempo permanece úmido na Grande São Paulo, com muitas nuvens e possibilidade de chuva à tarde.

  • Fim de semana: A chance de chuva é baixa. No sábado, a nebulosidade começa a diminuir, permitindo que o sol apareça por mais tempo. No domingo, 25, o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol.

Com informações da Climtempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A