Home
Notícias
Uma frente fria e um ciclone extratropical se formaram nas 24 horas anteriores no centro-sul do Brasil. Devido à proximidade com esse ciclone, foi emitido um alerta para rajadas de vento intensas que ocorreram na segunda-feira, 28 de julho de 2025, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No final da manhã de segunda-feira (28), o centro de baixa pressão atmosférica associado ao ciclone extratropical estava localizado na costa do Rio Grande do Sul, com a pressão atmosférica ligeiramente abaixo de 1000 hectopascais. Valores de pressão tão baixos (próximos ou abaixo de 1000 hPa) foram considerados perigosos. Eles criaram uma grande diferença de pressão do ar em áreas relativamente pequenas, o que resultou em ventos muito fortes.
Rajadas de vento de aproximadamente 100 km/h já tinham sido observadas em áreas do estado gaúcho como Canguçu, no sul do Rio Grande do Sul e em partes do litoral de São Paulo, que houve relato de transtornos.
Ao longo desta terça-feira, 29 de julho de 2025, o ciclone extratropical continuará seu afastamento em alto mar. Apesar de se manter na costa do Sul do Brasil, ele ainda provocará rajadas de vento de intensidade moderada a forte nas áreas litorâneas das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O risco de rajadas de vento entre 51 km/h e 70 km/h permanece presente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e sul catarinense, no litoral norte de São Paulo, e em toda a extensão do litoral do estado do Rio de Janeiro.
Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A