Notícias

Home

Notícias

Quando o frio retorna na Grande São Paulo?

Publicada por Thalyta Araújo em 16/05/2025
Tags:

São Paulo, registrou nessa quinta-feira (15) um novo recorde de menor temperatura do ano, pelo segundo dia consecutivo. O INMET registrou 13,3°C de temperatura mínima, na estação meteorológica do Mirante de Santa, localizado na zona norte da capital paulista. O recorde anterior de mento temperatura em 2025 era de 14,2°C no dia 14 de maio.



São Paulo vai ter frio de 10°C

Em São Paulo, é comum que as temperaturas atinjam os 10°C em algum dia de maio, pois este mês recebe frequentemente a influência de massas de ar frio polar que causam resfriamento no centro-sul do Brasil, incluindo o estado de São Paulo.

Mesmo em maio de 2024, considerado o maio mais quente em 82 anos de medições do Inmet em São Paulo, a temperatura chegou à casa dos 10°C, embora apenas no final do mês. Até o dia 28 de maio de 2024, a menor temperatura registrada no Mirante de Santana havia sido de 14,2°C, no dia 26. No entanto, com a chegada de uma forte onda de frio, São Paulo terminou maio de 2024 com três dias seguidos de temperaturas mínimas na faixa dos 10°C. A menor temperatura observada em maio de 2024 foi de 10,4°C, no dia 29.

Embora seja comum, nem todos os meses de maio em São Paulo registram temperaturas de 10°C. A última vez que isso não ocorreu foi em maio de 2019, quando a menor temperatura do mês foi de 11,4°C, registrada em 25 de maio de 2019.

Até o momento, maio de 2025 segue a tendência de 2019. Estão previstas pelo menos duas massas de ar polar para a segunda quinzena de maio, que devem causar uma queda significativa nas temperaturas. No entanto, até agora, não há previsão de que a temperatura em São Paulo atinja ou fique abaixo dos 10°C.

Temperatura elevada

Nos próximos dias, a ausência de nuvens durante a noite deve facilitar o resfriamento do ar nas madrugadas em todo o estado de São Paulo. Contudo, não se espera novos recordes de frio na capital paulista, pelo menos até a próxima terça-feira, 20 de maio. A previsão é de um aumento gradual tanto nas temperaturas mínimas quanto nas máximas, resultando em madrugadas menos frias e tardes mais quentes. Essa tendência de elevação da temperatura abrange todas as regiões de São Paulo, embora as noites e o amanhecer ainda devam ser amenos.

Uma extensa massa de ar seco continua a influenciar a região Sudeste do Brasil, incluindo São Paulo, nos próximos dias. Os níveis de umidade estão baixos em todo o estado, o que dificulta a formação de grandes nuvens. Assim, o sol deve predominar em todas as regiões paulistas pelo menos até o dia 20 de maio.

Para este fim de semana, 17 e 18 de maio, a previsão é de tempo estável e ensolarado desde cedo em quase todo o estado. Algumas áreas da serra e dos vales podem registrar nevoeiro ao amanhecer, mas ele deve se dissipar rapidamente.

Com informação da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A