Home
Notícias
O primeiro fim de semana de julho será marcado por um cenário climático contrastante em diferentes regiões do Brasil. Enquanto áreas do interior do país seguem com tempo firme e seco, o litoral do Nordeste enfrenta condições propícias para chuvas fortes e volumosas. A massa de ar polar que atuou nos últimos dias começa a perder força, favorecendo a elevação das temperaturas no centro-sul, mas o frio ainda se faz presente durante as madrugadas e manhãs em vários estados, especialmente nas regiões de serra.
Esse tipo de variação térmica e os alertas para temporais em áreas específicas exigem atenção redobrada, especialmente de quem vai pegar estrada, praticar atividades ao ar livre ou está planejando viagens. Acompanhar a previsão do tempo e observar as condições em tempo real pode fazer toda a diferença na segurança e no planejamento do dia a dia.
Sábado (05): Chuvas no litoral do Nordeste e tempo firme no interior
No sábado, o destaque da previsão é a instabilidade no litoral do Nordeste. A atuação da circulação dos ventos em níveis baixos da atmosfera, somada à umidade que vem do oceano, favorece chuvas expressivas entre a costa da Bahia e Sergipe, com destaque para Salvador e arredores, onde os acumulados podem ser elevados.
A chuva ainda ocorre na faixa litorânea do Espírito Santo, mas perde força entre o Rio de Janeiro e o litoral paulista, onde o tempo firme volta a predominar. Já no Norte do Brasil, há risco de temporais localizados entre o Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e Amapá.
Grande parte do interior brasileiro permanece sob influência de uma massa de ar seco, o que garante um sábado de sol e tempo firme. A massa de ar polar que atuava nos últimos dias continua se afastando em direção ao oceano, o que permite a elevação gradual das temperaturas no centro-sul do país.
Mesmo assim, ainda pode haver formação de geada em pontos isolados da Serra Gaúcha, Serra Catarinense, Mantiqueira e Vale do Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais. Uma nova frente fria avança pela costa do Sul do Brasil, aumentando a nebulosidade no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas sem previsão de chuvas significativas.
Domingo (06): Pancadas no Sudeste e chuvas fortes no Nordeste
No domingo, o avanço da frente fria pela costa da Região Sudeste provoca aumento de nuvens no leste paulista, com possibilidade de pancadas de chuva no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.
No Nordeste, a chuva continua intensa, especialmente entre o litoral norte da Bahia e Sergipe. Também há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade nos litorais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O interior do Nordeste segue com tempo seco, céu claro e calor durante a tarde, com índices de umidade relativa do ar em queda. No Centro-Oeste, o sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas sobem, principalmente em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No Sul, o litoral do Paraná pode registrar chuva e céu mais encoberto, enquanto o tempo firme predomina nas demais áreas, embora o frio ainda seja perceptível com a entrada de uma nova massa de ar frio. Nas serras e planaltos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, não se descarta a formação de geada no amanhecer.
Acompanhe o tempo ao vivo em todo o Brasil
Quer saber como está o clima agora na sua cidade ou no destino da sua viagem? Acesse as câmeras ao vivo da Clima ao Vivo e veja imagens em tempo real de diversas regiões do Brasil. É gratuito e atualizado 24h por dia!
Com informações do site Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A