Notícias

Home

Notícias

Previsão do tempo: Frio no Sul e calor com baixa umidade no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Publicada por Thalyta Araújo em 09/09/2025
Tags:

Uma massa de ar polar traz tempo firme e temperaturas amenas para a Região Sul, com chance de geada em áreas de serra. No entanto, a maior parte do Brasil enfrentará tempo seco e quente, com destaque para o calor intenso e a baixa umidade do ar no Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste, onde os termômetros podem se aproximar dos 40 °C. O Norte, por sua vez, continua com instabilidades e previsão de chuvas em algumas áreas.

A imagem mostra o tempo instável em uma determinada região
Previsão do tempo: Frio no Sul e calor com baixa umidade no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

 

Região Sul

Uma massa de ar polar trará tempo firme e temperaturas amenas para a maior parte da Região Sul. Pela manhã, há chance de geada na serra gaúcha, interior de Santa Catarina e sul do Paraná. Apesar do frio inicial, as temperaturas subirão gradualmente ao longo do dia, especialmente na metade norte do Paraná, que registrará temperaturas mais altas e baixa umidade do ar. Em Porto Alegre e Florianópolis, o dia será de sol com poucas nuvens, enquanto em Curitiba, as temperaturas terão uma grande variação ao longo do dia.

Região Sudeste

O sol predominará em toda a Região Sudeste, sem previsão de chuvas significativas. Apenas o leste de São Paulo e algumas áreas do Rio de Janeiro terão um dia com temperaturas mais amenas, devido aos ventos mais frescos. No entanto, o interior de São Paulo e Minas Gerais continuarão com calor intenso e baixa umidade do ar. Em algumas cidades do norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro, as temperaturas podem ultrapassar os 35 °C, com umidade do ar abaixo de 12%.

Região Centro-Oeste

O tempo seguirá firme, com calor intenso e alerta de baixa umidade do ar. A circulação de ventos em níveis elevados manterá o ar seco, impedindo a entrada de umidade e garantindo a presença do sol. As temperaturas máximas serão destaque em Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e Goiás, com termômetros podendo chegar a 40 °C em algumas áreas, incluindo Cuiabá. À tarde, a umidade relativa do ar pode cair para níveis de alerta (abaixo de 20%) e emergenciais (abaixo de 12%).

Região Nordeste

A circulação de ventos em níveis elevados enfraquecerá as instabilidades na costa leste, resultando em tempo firme e seco na maior parte da região. Apesar disso, podem ocorrer chuvas fracas e isoladas entre o litoral norte da Bahia e Pernambuco. No interior do Nordeste, o padrão continua o mesmo: sol, calor e baixa umidade do ar, com o MATOPIBA registrando índices abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

Região Norte

As instabilidades continuam atuando sobre o Amazonas, oeste do Pará e do Acre, além de grande parte de Roraima. O sol ainda aparece nessas áreas, mas há risco de chuva forte. Chuvas isoladas também são esperadas no norte de Rondônia. Por outro lado, no Amapá, nas demais regiões do Pará e no Tocantins, o tempo será de sol e muito calor, com alerta para baixa umidade do ar no período da tarde no Tocantins.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A