Notícias

Home

Notícias

Previsão do tempo: Fim de semana de alerta e variações climáticas no Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 06/06/2025
Tags:

O fim de semana de 7 e 8 de junho promete um mosaico climático por todo o Brasil, com alertas para temporais em algumas regiões, chuva forte em outras, e a persistência do tempo seco e quente em grande parte do interior. De norte a sul, as condições meteorológicas exigirão atenção, seja pela intensidade das chuvas ou pelos baixos níveis de umidade. Fique por dentro do que esperar para cada região.

A imagem mostra o avanço de chuva intensa em Ilhabela
Previsão do tempo: Fim de semana de alerta e variações climáticas no Brasil

 

Previsão do tempo para o Sul do Brasil 

O Sul do Brasil enfrentará um fim de semana com tempo instável. O Paraná está sob alto risco de temporais, enquanto Santa Catarina deve ter chuva forte. No Rio Grande do Sul, o ar frio persiste.

Sábado, 7 de junho

O tempo ficará instável entre o Paraná e o extremo norte do Rio Grande do Sul. O destaque é para o Paraná, que está em alerta para temporais, inclusive na capital, Curitiba. No Rio Grande do Sul, a chuva ocorrerá em forma de pancadas na faixa norte. No restante do estado, o tempo permanecerá firme, com previsão de nevoeiro entre a madrugada e a manhã, especialmente na região de Porto Alegre e em Santa Maria. Há também previsão de geada nos campos mais altos da Campanha Gaúcha.

Domingo, 8 de junho

O amanhecer será novamente frio no Rio Grande do Sul, principalmente nas áreas da Campanha, sudoeste e oeste do estado, onde as temperaturas continuarão baixas. A instabilidade ainda atuará sobre a região, com previsão de chuva na Serra e no litoral norte gaúcho, com risco de pancadas mais fortes. Entre Santa Catarina e Paraná, o tempo seguirá bastante instável, com alerta para pancadas intensas e risco de temporal em cidades como Curitiba e Londrina. O fenômeno da geada pode ser registrado ao longo do sábado e do domingo na serra do sudeste e na Campanha Gaúcha.

Previsão do tempo para o Sudeste do Brasil

A região Sudeste terá um fim de semana com variação no tempo, com aumento da umidade e risco de temporais em algumas áreas.

Sábado, 7 de junho

O sábado será mais instável no leste de São Paulo, em Minas Gerais (especialmente na Zona da Mata), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Nessas áreas, a chuva chegará em forma de pancadas de moderada a forte intensidade. Fique atento à Região Serrana do Rio de Janeiro, onde a chuva pode se intensificar, com alerta para temporais.

Em contraste, no interior paulista e na faixa central e oeste de Minas Gerais, o tempo seco vai predominar, sem previsão de chuva. O oeste mineiro merece atenção, pois a umidade relativa do ar pode cair para abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.

Domingo, 8 de junho

No domingo, o desenvolvimento de uma baixa pressão atmosférica trará mais nuvens carregadas para o Sudeste. O risco de chuva forte com granizo aumenta na Grande São Paulo e na capital, especialmente durante a tarde. As pancadas ainda podem ser fortes no oeste e sul do estado de São Paulo, com risco de chuva moderada a forte.

Já no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, a chuva será isolada e de fraca a moderada intensidade. O tempo permanece firme no Espírito Santo e em grande parte do interior e norte mineiro.


Previsão do tempo para o Centro-Oeste do Brasil

O Centro-Oeste terá um fim de semana com contrastes: enquanto a chuva se intensifica em Mato Grosso do Sul, o tempo seco continua predominando em Goiás e no interior de Mato Grosso.

Sábado, 7 de junho

O sábado terá chuva de forma mais irregular no sul de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o dia será de sol, com temperaturas em elevação e sem previsão de chuva. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso seguem com tempo firme. Atenção à umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30% no leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Domingo, 8 de junho

No domingo, a chuva ganha força sobre Mato Grosso do Sul, com risco de temporais na metade sul do estado, incluindo Campo Grande, que segue em alerta. Por outro lado, o ar seco predominará sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Nessas áreas, o domingo será ensolarado, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

Previsão do tempo para o Nordeste do Brasil

O Nordeste terá um fim de semana marcado por pouca chuva e temperaturas elevadas, com a predominância do ar seco em diversas áreas.

Sábado, 7 de junho

Neste sábado, a previsão é de chuva moderada no litoral da Bahia e no leste do Rio Grande do Norte. Atenção especial para os litorais de Pernambuco e da Paraíba, onde há alerta para temporais. No litoral norte, o destaque vai para o litoral do Maranhão e o litoral leste do Ceará, com previsão de pancadas de chuva. A umidade continua baixa desde o noroeste e norte da Bahia até o sul do Maranhão, onde não há previsão de chuva e as temperaturas serão mais altas à tarde.

Domingo, 8 de junho

No domingo, o cenário geral é de pouca chuva na maioria das áreas e predomínio de calor. A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores abaixo de 30% em vastas áreas do interior e norte da Bahia até o sul do Maranhão. Chove de forma moderada apenas no litoral do Maranhão, e pancadas mais rápidas podem ocorrer no litoral da Bahia, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Previsão do tempo para o Norte do Brasil

A região Norte continuará com tempo instável em algumas áreas e seco em outras neste fim de semana.

Sábado, 7 de junho

Neste sábado, a chuva permanece sobre Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, com previsão de pancadas. Há alerta para temporais no norte do Amazonas, em Roraima, no leste do Amapá e no litoral do Pará. Nas demais áreas da região, o tempo permanecerá firme.

Domingo, 8 de junho

No domingo, não há previsão de chuva na faixa sul da Região, que deve ter tempo firme e mais seco, especialmente no Tocantins. Por lá, o calor predomina e a umidade relativa do ar segue abaixo dos 30%. Em contrapartida, há alto risco de temporais entre Amazonas, Roraima e Amapá. Manaus e Belém seguem sob influência da combinação de calor e umidade, com previsão de chuva moderada a forte ao longo do dia.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A