Home
Notícias
Entre os dias 21 e 28 de julho, o tempo segue marcado por contrastes em diferentes regiões do Brasil. Enquanto áreas do Norte devem registrar volumes expressivos de chuva, o interior do país enfrenta tempo seco e baixa umidade. No Sul, a chegada de uma massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas ao longo da semana. Confira os principais destaques:
Previsão para chuva
Norte
Instabilidades se mantêm ativas no extremo norte de Roraima e em áreas do noroeste do Amazonas e Pará, com previsão de volumes acima de 60 mm e possibilidade de acumulados chegando a 80 mm (cores laranja e vermelha no mapa).
Já no Acre, Rondônia, parte sul do Amazonas e Pará, além do sul do Tocantins, o tempo seco predomina. A umidade relativa do ar pode cair para níveis abaixo de 30%, elevando o risco de queimadas.
Nordeste
Sem previsão de chuva para o interior, principalmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão, oeste da Bahia e interior do Rio Grande do Norte. No litoral, pancadas isoladas podem acontecer, com destaque para áreas entre o litoral de Alagoas e o norte do Maranhão, com acumulados que podem ultrapassar 20 mm (tons verdes no mapa).
Centro-Oeste
O tempo segue firme em praticamente toda a região, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, onde são esperados acumulados de até 3 mm (representados em azul escuro). A umidade relativa permanece baixa, com índices inferiores a 40% em diversos pontos.
Sudeste
Chuva fraca e isolada pode ocorrer nas porções leste de Minas Gerais e São Paulo, com até 3 mm previstos (tons azuis escuros). No litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os acumulados podem chegar a 30 mm (tons verdes no mapa). A umidade do ar também deve permanecer abaixo dos 40%, especialmente no interior paulista e sul mineiro.
Sul
Atenção para volumes de 20 a 50 mm em grande parte do Paraná e Santa Catarina, especialmente nas áreas centrais (representadas em verde). No Rio Grande do Sul, os acumulados variam bastante: de menos de 20 mm no norte e noroeste (tons azul e cinza), até 70 mm no extremo sul, em áreas destacadas em amarelo e laranja no mapa.
Como ficarão as temperaturas?
Calor no Norte, Centro-Oeste e interior do Nordeste
As máximas continuam elevadas em várias regiões, com destaque para o sudeste do Amazonas, centro do Pará, centro-norte do Mato Grosso e áreas do Piauí, onde as temperaturas podem ultrapassar os 36 °C no dia 27 de julho (tons rosa escuro no mapa de temperatura).
Temperaturas mais amenas no leste e Sul do país
No leste do Nordeste e na maior parte do Sudeste, os termômetros não devem ultrapassar os 32°C. Já no sul do Rio Grande do Sul, as máximas ficam abaixo de 22 °C (tons amarelos).
Frente fria avança pelo Sul e Sudeste
Uma massa de ar frio avança pelo Sul do país e deve provocar queda nas mínimas, com valores abaixo de 10 °C no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os dias 25 e 27 de julho, essa frente fria se espalha por partes do Sudeste, com mínimas abaixo de 16 °C no centro-sul de Minas Gerais e São Paulo.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Quer monitorar o céu da sua localidade em tempo real e planejar seu dia com conforto? Clique aqui e conheça nossas câmeras ao vivo por todo o país.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A