Home
Notícias
O outono de 2025 no Brasil, que se inicia no dia 20 de março às 6h01 e se estende até 20 de junho às 23h42, ambas no horário de Brasília, será marcado por um clima mais quente que o habitual e uma redução significativa nas chuvas em grande parte do território nacional.
O aumento do predomínio de sistemas de Alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil é um dos principais motivos para a redução do volume de precipitação e também dos níveis de umidade no ar no centro-sul do país. A temperatura tem um declínio natural no centro-sul do país devido à diminuição das horas de insolação e também da passagem de massas de ar frio de origem polar que, ao longo do outono, tendem a ser mais fortes e amplas sobre o Brasil.
Vale lembrar que a atmosfera não esfria de uma semana para outra. O começo do outono ainda pode ser bem quente, por carregar o calor armazenado do verão.
Para a costa leste do Nordeste, o outono marca o período mais chuvoso do ano. Episódios de chuva forte e volumosa são muito comuns nas capitais: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.
Nas áreas do extremo norte do Brasil, como Roraima, Amapá, o extremo norte do Amazonas e do Pará, e também a faixa norte do Nordeste, entre o litoral do Maranhão e o Rio Grande do Norte, o começo do outono ainda é época de chuva frequente e volumosa. Mas a tendência é de diminuição do volume de precipitação no fim da estação.
A passagem de frentes frias é comum pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. As massas de ar frio que acompanham as frentes frias do outono vão ganhando intensidade ao longo da estação e o potencial de resfriamento tende a aumentar. Algumas massas de ar frio podem entrar pelo interior do Brasil, provocando queda de temperatura acentuada sobre a região Centro-Oeste e até mesmo em áreas do Sul da região Norte, fenômeno conhecido como friagem, que já é possível no outono em estados como Acre, Rondônia e no extremo sul do Amazonas. A maioria das frentes frias são oceânicas, causando maior queda de temperatura e chuva nas áreas próximas ao mar.
A ZCIT, ainda atuará com força sobre o extremo norte do Brasil na primeira metade do outono. Depois esse sistema vai diminuindo sua influência sobre o país. Já a Alta Subtropical do Atlântico Sul, ganha força sobre o país, causando grande redução da umidade, contribuindo para noite mais fria, devido à subsidência do ar. O fenômeno como nevoeiro e geada se tornam comuns no decorrer do outono, inclusive devido ao resfriamento noturno que fica mais acentuado.
Condições oceânicas e influência no outono de 2025
O outono de 2025 será marcado por uma situação de neutralidade térmica no Oceano Pacífico Equatorial, próximo à costa do Peru. Isso significa que não haverá influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. Embora exista a possibilidade de um El Niño Costeiro se desenvolver no início da estação, sua influência no padrão climático do Brasil será mínima.
A previsão para o outono de 2025 indica que o volume de chuvas deve se manter dentro da média ou ligeiramente abaixo no Paraná, nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, espera-se um volume de chuva um pouco acima da média na maior parte dos dois estados.
Para a maior parte do Nordeste, a previsão é de chuvas dentro da normalidade para a estação. No entanto, o litoral e o norte do Maranhão, assim como o litoral do Piauí, devem registrar volumes de chuva acima do normal.
Na Região Norte, a maioria das áreas deve ter chuvas ligeiramente abaixo da média. Somente o Amapá, a região da Ilha de Marajó e o nordeste do Pará devem ter volumes de chuva acima do normal neste outono.
Previsão de temperaturas para o outono de 2025 no Brasil
No Rio Grande do Sul, as temperaturas no outono de 2025 devem se manter próximas da média. Em Santa Catarina, a tendência é de temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média. No Paraná, o outono deve ser marcado por temperaturas um pouco acima da média.
Para a maior parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, a previsão é de que o outono de 2025 termine com temperaturas acima da média para a estação.
Na região Norte e na maior parte do Nordeste, a previsão é de que a temperatura se mantenha dentro ou ligeiramente acima da média. O oeste da Bahia deve registrar temperaturas acima da
Primeira onda de frio do outono
Apesar da previsão de um outono com temperaturas acima do normal em grande parte do Brasil, episódios de frio são esperados. A primeira massa de ar frio da estação, capaz de provocar uma queda significativa de temperatura no Centro-Sul do país, deve ocorrer na primeira quinzena de abril, marcando o início oficial do clima outonal.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A