Notícias

Home

Notícias

Previsão do tempo: Como será o outono de 2025 no Brasil?

Publicada por Thalyta Araújo em 20/03/2025
Tags:

O outono de 2025 no Brasil, que se inicia no dia 20 de março às 6h01 e se estende até 20 de junho às 23h42, ambas no horário de Brasília, será marcado por um clima mais quente que o habitual e uma redução significativa nas chuvas em grande parte do território nacional.

a imagem mostra a folha seca de outono
Previsão do tempo: Como será o outono de 2025 no Brasil?

O aumento do predomínio de sistemas de Alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil é um dos principais motivos para a redução do volume de precipitação e também dos níveis de umidade no ar no centro-sul do país. A temperatura tem um declínio natural no centro-sul do país devido à diminuição das horas de insolação e também da passagem de massas de ar frio de origem polar que, ao longo do outono, tendem a ser mais fortes e amplas sobre o Brasil.

Vale lembrar que a atmosfera não esfria de uma semana para outra. O começo do outono ainda pode ser bem quente, por carregar o calor armazenado do verão.

Para a costa leste do Nordeste, o outono marca o período mais chuvoso do ano. Episódios de chuva forte e volumosa são muito comuns nas capitais: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

Nas áreas do extremo norte do Brasil, como Roraima, Amapá, o extremo norte do Amazonas e do Pará, e também a faixa norte do Nordeste, entre o litoral do Maranhão e o Rio Grande do Norte, o começo do outono ainda é época de chuva frequente e volumosa. Mas a tendência é de diminuição do volume de precipitação no fim da estação.

Sistemas meteorológicos e fenômenos comuns de outono

A passagem de frentes frias é comum pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. As massas de ar frio que acompanham as frentes frias do outono vão ganhando intensidade ao longo da estação e o potencial de resfriamento tende a aumentar. Algumas massas de ar frio podem entrar pelo interior do Brasil, provocando queda de temperatura acentuada sobre a região Centro-Oeste e até mesmo em áreas do Sul da região Norte, fenômeno conhecido como friagem, que já é possível no outono em estados como Acre, Rondônia e no extremo sul do Amazonas. A maioria das frentes frias são oceânicas, causando maior queda de temperatura e chuva nas áreas próximas ao mar.

ZCIT e ASAS

A ZCIT, ainda atuará com força sobre o extremo norte do Brasil na primeira metade do outono. Depois esse sistema vai diminuindo sua influência sobre o país. Já a Alta Subtropical do Atlântico Sul, ganha força sobre o país, causando grande redução da umidade, contribuindo para noite mais fria, devido à subsidência do ar. O fenômeno como nevoeiro e geada se tornam comuns no decorrer do outono, inclusive devido ao resfriamento noturno que fica mais acentuado.

Condições oceânicas e influência no outono de 2025

O outono de 2025 será marcado por uma situação de neutralidade térmica no Oceano Pacífico Equatorial, próximo à costa do Peru. Isso significa que não haverá influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. Embora exista a possibilidade de um El Niño Costeiro se desenvolver no início da estação, sua influência no padrão climático do Brasil será mínima.

Previsão de chuvas para o outono de 2025 no Brasil

A previsão para o outono de 2025 indica que o volume de chuvas deve se manter dentro da média ou ligeiramente abaixo no Paraná, nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, espera-se um volume de chuva um pouco acima da média na maior parte dos dois estados.

Para a maior parte do Nordeste, a previsão é de chuvas dentro da normalidade para a estação. No entanto, o litoral e o norte do Maranhão, assim como o litoral do Piauí, devem registrar volumes de chuva acima do normal.

Na Região Norte, a maioria das áreas deve ter chuvas ligeiramente abaixo da média. Somente o Amapá, a região da Ilha de Marajó e o nordeste do Pará devem ter volumes de chuva acima do normal neste outono.

 

Mapa de precipitação para o Brasil no período do outono
Figura 1: O outono marca a transição do período chuvoso para o período seco no país – Fonte: INMET


Previsão de temperaturas para o outono de 2025 no Brasil

No Rio Grande do Sul, as temperaturas no outono de 2025 devem se manter próximas da média. Em Santa Catarina, a tendência é de temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média. No Paraná, o outono deve ser marcado por temperaturas um pouco acima da média.

Para a maior parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, a previsão é de que o outono de 2025 termine com temperaturas acima da média para a estação.

Na região Norte e na maior parte do Nordeste, a previsão é de que a temperatura se mantenha dentro ou ligeiramente acima da média. O oeste da Bahia deve registrar temperaturas acima da

A imagem mostra as áreas em com temperaturas acima da média para estação
Figura 2: O outono ainda será marcado por temperaturas acima da média em grande parte do Brasil – Fonte: Climatempo


Primeira onda de frio do outono

Apesar da previsão de um outono com temperaturas acima do normal em grande parte do Brasil, episódios de frio são esperados. A primeira massa de ar frio da estação, capaz de provocar uma queda significativa de temperatura no Centro-Sul do país, deve ocorrer na primeira quinzena de abril, marcando o início oficial do clima outonal.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A