Notícias

Home

Notícias

Perseidas: Melhor chuva de meteoros do ano tem auge essa semana, onde observar do Brasil?

Publicada por Samira Avelar em 10/08/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Chuva de meteoro

Segundo a Bramon, entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, a Terra está passando por uma trilha de detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle. Todo ano podemos observar essa chuva de meteoro que tem seu auge na madrugada do dia 12. Neste dia, quem estiver no Hemisfério Norte poderá observar cerca de 120 meteoros por hora.

Brasil

Essa chuva de meteoros se chama Perseidas e infelizmente não deve registrar muitos meteoros no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, mas ainda assim é uma chuva muito constante e vale a pena acordar mais cedo na quinta-feira (12), já que tem a possibilidade de observar meteoros desse fenômeno. As regiões mais ao norte do Brasil tem uma probabilidade maior de conseguir ver essa chuva de meteoros.

Qual horário?

A partir de 02:00h da madrugada de quinta-feira (12) já pode ser possível observar os perseidas, porém estarão em baixa intensidade. No final da madrugada será o momento mais intenso e os estados mais a norte podem registrar 56 meteoros por hora, enquanto Brasília 28 e São Paulo 16. Rio Grande do Sul tem a menor taxa. Veja abaixo todas as taxas médias de meteoros por hora em cada capital:

Taxa média de meteoros por hora para a Perseidas em 2021 em condições ideais de observação

Condições ideiais

Lembrando que essas taxas levam em consideração uma condição ideal de observação: noite sem nuvens e longe da iluminação de grandes cidades. As luzes da cidade ofuscam meteoros e estrelas mais fracos.

Agosto com mais frio? Chuva?

Criamos uma notícia com a previsão do tempo mensal para agosto. Quer saber se vai ter frio, chuva, calor na sua região? Clique aqui e confira!

Meteoro explosivo

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram um meteoro explosivo. Confira as imagens impressionantes:


Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A