Logo

Notícias

Home

Notícias

Parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em alerta para chuva forte e volumosa

Publicada por Samira Avelar em 02/03/2021
Tags:

1

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Chuva volumosa

Até quinta-feira (04), há previsão de pancadas de chuva especialmente no período da tarde no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (norte), devido a umidade do Norte que está formando nuvens carregadas na região.

Entre quinta (04) e sexta-feira (06), o desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica nas proximidades do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul fortalece a instabilidade que está na região causando chuva volumosa nesses estados.

No mapa do início da notícia, as regiões em amarelas e em tons de laranja serão as áreas que mais podem registrar grandes volumes de chuva entre terça-feira (02) e sábado (06). A demarcação de amarelo abrange quase todo o Paraná e Santa Catarina, e também o norte do Rio Grande do Sul. No norte do Paraná, que está com alguns tons alaranjados, é a região que pode registrar aproximadamente 150 mm de chuva nos próximos cinco dias.

Sexta-feira (06)

A formação da área de baixa pressão nas proximidades do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deixará a chuva mais forte e volumosa a partir de sexta-feira (06). Grandes acumulados de chuva podem ser registrados no Paraná (norte, centro-oeste e sudoeste) e em Santa Catarina (centro-oeste). Note que essas regiões estão em tons de roxo, podendo registrar em torno de 30/40 mm de chuva. Já o norte do Paraná está em tons claros, o que pode indicar acumulados próximos de 100 mm de chuva em um só dia.

2

Sábado (07)

A concentração de chuva mais forte no sábado (07), fica no centro-leste do Paraná e Santa Catarina, perceba os tons avermelhados nessa região no mapa abaixo. Ainda assim permanece o indicativo de grandes volumes para o norte do Paraná.

3

Rio Grande do Sul

Já no Rio Grande do Sul, os maiores acumulados de chuva ficarão mais na região norte até o fim de semana. No sudoeste e sul do estado, é esperado pouca chuva. Os últimos modelos meterológicos apontam um possível crescimento do volume de chuva em relação aos dias anteriores. Mais informações na Climatempo!

4

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A