Home
Notícias
VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Chuva volumosa
Até quinta-feira (04), há previsão de pancadas de chuva especialmente no período da tarde no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (norte), devido a umidade do Norte que está formando nuvens carregadas na região.
Entre quinta (04) e sexta-feira (06), o desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica nas proximidades do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul fortalece a instabilidade que está na região causando chuva volumosa nesses estados.
No mapa do início da notícia, as regiões em amarelas e em tons de laranja serão as áreas que mais podem registrar grandes volumes de chuva entre terça-feira (02) e sábado (06). A demarcação de amarelo abrange quase todo o Paraná e Santa Catarina, e também o norte do Rio Grande do Sul. No norte do Paraná, que está com alguns tons alaranjados, é a região que pode registrar aproximadamente 150 mm de chuva nos próximos cinco dias.
Sexta-feira (06)
A formação da área de baixa pressão nas proximidades do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deixará a chuva mais forte e volumosa a partir de sexta-feira (06). Grandes acumulados de chuva podem ser registrados no Paraná (norte, centro-oeste e sudoeste) e em Santa Catarina (centro-oeste). Note que essas regiões estão em tons de roxo, podendo registrar em torno de 30/40 mm de chuva. Já o norte do Paraná está em tons claros, o que pode indicar acumulados próximos de 100 mm de chuva em um só dia.
Sábado (07)
A concentração de chuva mais forte no sábado (07), fica no centro-leste do Paraná e Santa Catarina, perceba os tons avermelhados nessa região no mapa abaixo. Ainda assim permanece o indicativo de grandes volumes para o norte do Paraná.
Rio Grande do Sul
Já no Rio Grande do Sul, os maiores acumulados de chuva ficarão mais na região norte até o fim de semana. No sudoeste e sul do estado, é esperado pouca chuva. Os últimos modelos meterológicos apontam um possível crescimento do volume de chuva em relação aos dias anteriores. Mais informações na Climatempo!
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?
Como saber se a chuva é forte?
De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades
Atenção para chuva constante
A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.
Instruções:
* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A