Notícias

Home

Notícias

Onda de frio se intensifica no Brasil com reforço de ar polar e Sul pode ter temperaturas negativas

Publicada por Thalyta Araújo em 11/06/2025
Tags:

O grande diferencial desta frente fria é o reforço de ar polar que ela traz para o centro-sul do Brasil. Uma primeira leva de ar frio já entrou no país entre domingo e segunda-feira, e agora esta segunda dose intensifica a onda de frio, que deve persistir até o dia 14 de junho. Essa grande massa de ar frio de origem polar permanecerá na costa do Sul e do Sudeste do Brasil até o final da semana.

A imagem mostra o mapa e as áreas em alerta para queda de temperatura
Onda de frio se intensifica no Brasil com reforço de ar polar e Sul pode ter temperaturas negativas

Impacto da onda de frio

A onda de frio afetará as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As áreas em azul escuro no mapa (não fornecido, mas implicitamente mencionado) sentirão a queda de temperatura mais acentuada, principalmente durante a noite. Até o final da semana, as noites e madrugadas serão mais frias nessas áreas.

No entanto, tanto nas regiões em azul escuro quanto nas em azul claro, a presença do ar frio de origem polar impedirá que as temperaturas subam muito durante a tarde, mesmo com sol forte em muitos locais.

Frio persistente no Sul e Sudeste

O Sul do Brasil deve continuar com temperaturas baixas até o final desta semana. Em algumas áreas, especialmente nas serras e baixadas, as mínimas podem ficar próximas ou um pouco abaixo de 0°C, o que pode levar à formação de geada. No entanto, a maior parte da região registrará temperaturas entre 5°C e 10°C nas próximas madrugadas.

Mínimas no Sudeste e Centro-Oeste

No centro-sul de Mato Grosso do Sul, em quase todo o estado de São Paulo (incluindo a Grande São Paulo) e no sul de Minas Gerais, as temperaturas mínimas também devem variar entre 5°C e 10°C nas próximas madrugadas.

Outras áreas do centro-sul mineiro e as regiões serranas do Rio de Janeiro devem amanhecer com temperaturas próximas dos 10°C.

Frio começa a diminuir no final de semana

A boa notícia é que a intensa massa de ar frio que tem mantido as baixas temperaturas no centro-sul do Brasil durante esta semana começará a se afastar do país no próximo fim de semana. A diferença nas temperaturas será mais perceptível a partir de domingo.

Chuva retorna e mês atípico

Mas, fique atento: enquanto o frio diminui, as condições para chuva voltam a aumentar no centro-sul do país. Isso está tornando junho de 2025 um mês cada vez mais atípico em relação às precipitações.

Temperaturas mínimas registradas (10/06/2025)

Confira as menores temperaturas registradas em 10 de junho de 2025:

Sul do Brasil

  • -2,0°C em Bagé (RS)

  • -2,7°C em São Joaquim/Caminhos da Neve (SC) – registrada às 23h

  • 2,8°C em General Carneiro (PR) – registrada às 23h

Outras regiões

  • 5,3°C em Rio Brilhante (MS)

  • 8,2°C em Rancharia (SP)

  • 8,3°C em Monte Verde (MG)

Com informações da Climatempo.

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A