Home
Notícias
O primeiro fim de semana de outubro (dias 4 e 5) no Brasil será marcado por uma onda de calor generalizada e baixos níveis de umidade do ar. As temperaturas subirão significativamente em todas as regiões do país.
A pouca nebulosidade e a ausência de chuva no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Tocantins permitirão uma rápida elevação e manutenção do calor por longas horas. Sábado e Domingo terão temperaturas em torno ou acima dos 40°C nos seguintes estados e regiões:
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás.
Norte: Tocantins.
Nordeste: Interior do Maranhão e Piauí, oeste e norte da Bahia.
Sudeste: Oeste e norte de Minas Gerais e de São Paulo.
A região Sul também enfrentará um aumento significativo do calor. A diminuição da nebulosidade e os ventos quentes vindos do Norte do Brasil já provocam aquecimento no sábado, 4 de outubro.
No domingo, 5 de outubro, o calor se intensifica em todos os estados da região, devido à combinação de sol forte, vento quente e a pressão atmosférica causada pela aproximação de uma nova frente fria no extremo sul gaúcho.As temperaturas podem atingir cerca de 35°C no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Oeste do Paraná. No Norte do Paraná, o calor pode se aproximar dos 38°C.
Áreas de alívio no Leste e Norte
A formação de nuvens e a chuva frequente atuarão como moderadores do calor em algumas faixas costeiras e na Amazônia. As temperaturas se manterão mais agradáveis no Espírito Santo e no litoral leste do Nordeste (Bahia, Sergipe e Alagoas).
Na Região Norte, as pancadas de chuva e a grande nebulosidade evitarão o calor excessivo em boa parte da Amazônia, abrangendo Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e certas áreas do Pará.
Grandes elevações de temperatura nas capitais
O grande destaque deste fim de semana será, no entanto, a escalada das temperaturas em diversas capitais, principalmente no Centro-Sul.
São Paulo (SP): A capital paulista prevê 34°C no domingo e 35°C na segunda-feira. Se confirmada, a temperatura de segunda pode estabelecer um novo recorde anual, superando a marca atual de 34,8°C.
Rio de Janeiro (RJ): A cidade não deve bater o recorde, mas o calor será intenso, variando entre 34°C e 35°C no fim de semana e podendo chegar a 38°C na segunda-feira.
Calor de 40°C: As capitais com maior probabilidade de atingir ou ultrapassar os 40°C são Cuiabá (MT) e Palmas (TO).
Na Região Sul, o aquecimento será significativo, quebrando uma longa sequência de temperaturas mais baixas.
Porto Alegre (RS): A capital gaúcha deve superar os 30°C no domingo, com previsão de 33°C. Esta será a tarde mais quente na cidade desde 31 de março, marcando uma mudança abrupta no padrão de temperaturas.
Em resumo, enquanto a faixa litorânea do leste e partes da Amazônia desfrutarão de temperaturas mais amenas, a atenção deve ser redobrada no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde o calor será extenuante e poderá quebrar recordes.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A