Notícias

Home

Notícias

O clima em Setembro: Calor, chuvas e a influência dos oceanos

Publicada por Thalyta Araújo em 30/08/2025
Tags:

Em setembro, o clima no Brasil se transforma de forma marcante. O calor aumenta em todas as regiões, e a umidade crescente traz de volta as pancadas de chuva no fim da tarde. Essas chuvas, que não dependem da passagem de frentes frias, são irregulares e esporádicas.

setembro primavera
O clima em Setembro: Calor, chuvas e a influência dos oceanos

Apesar da volta da chuva, setembro ainda é um mês de calor e tempo seco na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ondas de calor com temperaturas acima dos 40°C e umidade do ar abaixo de 20% são comuns, especialmente no Centro-Oeste, Tocantins e interior do Nordeste.

No Sul do Brasil, é comum a formação dos CCMs (complexos convectivos de mesoescala), que são grandes sistemas de tempestades. Eles se deslocam do Paraguai e do norte da Argentina, trazendo chuva forte, granizo e ventos fortes para a região Sul e também para o Mato Grosso do Sul.

Além das mudanças já mencionadas, setembro de 2025 se destaca por características climáticas específicas. A primavera começa no dia 22 de setembro, às 15h19, no horário de Brasília, marcando uma transição importante.

O Diferencial de Setembro de 2025

A grande diferença deste ano é o resfriamento do Oceano Pacífico. Embora não seja ainda um fenômeno La Niña, esse processo está se intensificando e deve levar à formação de um evento La Niña na primavera de 2025. Esse resfriamento no Pacífico vai facilitar a formação de corredores de umidade no final do mês, conectando as regiões Norte e Centro-Sul do Brasil.

O aumento do calor e da umidade vai causar chuvas mais espalhadas e volumosas no Centro-Oeste, Sudeste e na Região Sul. No Atlântico Tropical, a água do mar, um pouco mais quente que o normal, aumenta o risco de Ondas de Leste, que podem trazer chuvas fortes para Pernambuco e Paraíba.

Essas condições mostram que, além das chuvas de fim de tarde e do calor já esperados, setembro de 2025 terá um padrão de chuvas mais significativo, impulsionado pelas mudanças nos oceanos.

Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A