Notícias

Home

Notícias

Novembro promete mais chuva em grande parte do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 29/10/2025
Tags:

A última semana de outubro de 2025 será caracterizada por um aumento das condições de chuva em grande parte do Brasil. Este cenário é resultado da passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste, que, combinada com a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, facilitará a distribuição de ar úmido e a formação de instabilidades pelo interior do país. Espera-se, assim, chuva frequente e muita nebulosidade até o final de outubro.

A imagem mostra o avanço de chuva intensa em Belo Horizonte/MG
Novembro promete mais chuva em grande parte do Brasil

A presença constante de nuvens e a chuva regular serão fatores cruciais para evitar temperaturas extremas na maioria das regiões. No entanto, o calor pode atingir 40°C em áreas com pouca chuva e nebulosidade, como o interior do Nordeste e o Tocantins.

Entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, a previsão é de chuva generalizada. Vários locais no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil devem registrar um volume acumulado de pelo menos 50 mm, podendo se aproximar dos 100 mm em pontos específicos. As áreas menos favorecidas com precipitação serão o Nordeste, o extremo norte de Minas Gerais (divisa com a Bahia), o Tocantins, e o extremo norte do Pará e o Amapá, o que é típico para esta época do ano nestas regiões.

Há um risco de chuva forte devido à combinação de alta umidade e calor, que poderá provocar fortes pancadas especialmente no Amazonas, Acre e Rondônia, além dos estados do Centro-Oeste. A mesma combinação, somada à circulação de ventos, também pode resultar em chuva volumosa no Sul de Minas, Paraná e Santa Catarina.

Perspectiva para novembro

As condições de chuva no Brasil tendem a aumentar no mês de novembro. A expectativa é que se formem corredores de umidade, os quais devem trazer chuva frequente para grandes áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além da Bahia e do Paraná.

Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A