Notícias

Home

Notícias

Nova frente fria traz chuva e mais frio para o Sul do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 16/07/2025
Tags:

O Sul do Brasil tem enfrentado manhãs geladas e com muita neblina, como o forte nevoeiro que causou um engavetamento na BR-101 em Santa Catarina nesta terça-feira. Agora, uma nova frente fria se aproxima da região, prometendo mais frio e um pouco de chuva nos próximos dias, a partir desta quarta-feira, 16 de julho.

A imagem mostra a formação de chuva intensa no RS

Nova frente fria traz chuva e mais frio para o Sul do Brasil

Apesar da chegada da frente fria, a passagem será rápida, e as chuvas não devem persistir por muito tempo. Embora algumas áreas possam registrar precipitação de moderada a forte intensidade, não se esperam eventos de chuva comparáveis aos intensos volumes observados em junho. Prepare-se para as mudanças no tempo que se iniciarão no Sul do Brasil a partir de amanhã.

Frente fria traz mudanças no tempo para o Rio Grande do Sul

Uma nova frente fria avança sobre o Paraguai e o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 16 de julho. Embora a nebulosidade aumente em várias áreas do Sul do Brasil, o sol e o tempo seco ainda vão predominar na maior parte da região.

A chuva da frente fria atingirá primeiramente o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, com a possibilidade de pancadas moderadas a fortes. A Grande Porto Alegre ainda não tem previsão de chuva para esta quarta-feira, mas pode ter nevoeiro no início da manhã. Na quinta-feira, 17 de julho, a chuva da frente fria se desloca rapidamente para a Grande Porto Alegre, além de áreas como o Planalto e a Serra Gaúcha.

Possibilidade de precipitação invernal no sudeste gaúcho

Durante a passagem desta frente fria, não se descarta a chance de alguma precipitação invernal na serra do sudeste do Rio Grande do Sul na tarde e noite de quinta-feira, 17 de julho. Isso porque o ar polar estará mais intenso sobre o estado, e um ciclone extratropical entre o Uruguai e o extremo sul gaúcho vai garantir a umidade necessária para a formação de bastante nebulosidade.

Chuva escassa em Santa Catarina e no Paraná

Nesta quarta-feira, 16 de julho, Santa Catarina e o Paraná terão um dia de sol, embora haja chance de nevoeiro no início da manhã no leste paranaense, na serra catarinense e em áreas como o Vale do Itajaí. A passagem dessa frente fria será rápida, sem previsão de chuva para todas as áreas desses estados. Na quinta-feira, 17 de julho, algumas pancadas de chuva podem ocorrer no oeste e sul do Paraná e de Santa Catarina. As demais regiões desses estados devem ter apenas um aumento de nuvens e rajadas de vento moderadas a fortes.

Temperaturas sobem antes da volta do frio intenso

A quarta-feira, 16 de julho, será marcada por um aumento de temperatura em todo o Sul do Brasil, um fenômeno conhecido como pré-frontal. Esse aquecimento acontece horas antes da chegada de uma frente fria, tornando este dia atipicamente quente na região. Contudo, prepare-se para um grande choque térmico previsto para a quinta-feira, 17 de julho, quando as temperaturas cairão bruscamente na maioria das áreas do Sul.

Semana termina com frio intenso e geada

A nova frente fria trará uma massa de ar frio de origem polar de intensidade moderada a forte. O centro dessa massa, onde o frio é mais intenso, passará diretamente sobre o Sul do Brasil, como já ocorreu em outras ocasiões neste outono e início de inverno. Por isso, a queda de temperatura será bastante acentuada em toda a região.

O ar frio polar começa a ingressar no sudoeste gaúcho (região de Uruguaiana) na noite desta quarta-feira, 16, e se espalha por todo o Sul na quinta-feira, 17 de julho. Durante a sexta-feira e o fim de semana, temperaturas abaixo de zero voltarão a ser registradas nos três estados da região, com risco de geada.

Fique atento às previsões diárias e aos avisos especiais nos próximos dias para se preparar para os impactos desta nova massa de ar frio.

Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A