Home
Notícias
Uma nova frente fria está a caminho, ela avança rapidamente pelo litoral do Sul e Sudeste do Brasil entre quarta e quinta-feira (13 e 14 de agosto) e deve chegar à Bahia na sexta (15).Embora não seja uma onda de frio, essa massa de ar polar vai manter as temperaturas baixas no centro-sul do país por mais alguns dias.
Como a frente fria se move pelo oceano, ela traz mais nuvens para as áreas costeiras do Sul, com chance de chuva fraca no litoral. No entanto, não há previsão de chuva para o interior da região, apenas um leve aumento da nebulosidade entre quarta e quinta-feira.
Na região Sudeste, a chegada da frente fria reativa as instabilidades no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A chuva, embora não seja tão volumosa quanto na semana anterior, será persistente com intensidade fraca a moderada. No leste de Minas Gerais, a frente fria deve aumentar a nebulosidade e pode causar chuva leve entre sexta e domingo, especialmente nos Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. O interior da região, por outro lado, continua com tempo seco e sol.
O litoral da Bahia sentirá o maior impacto da frente fria. A região, que já registrou grandes volumes de chuva na segunda-feira (como 81 mm em Santa Cruz Cabrália e 72,6 mm em Porto Seguro), terá o tempo instável intensificado a partir de sexta-feira. Com a umidade e o vento marítimo, a formação de nuvens de chuva será estimulada, deixando o tempo mais instável no litoral baiano, inclusive em Salvador, durante o fim de semana.
Uma nova massa de ar polar, de forte intensidade, está chegando, mas seu impacto no Brasil será bem menor que o da última onda de frio. A razão é que o centro dessa nova massa de ar, a região mais gelada, vai passar pelo centro-leste da Argentina e seguir para o oceano, sem atuar diretamente sobre o país.
A partir desta quarta-feira, esse ar frio vai se espalhar pelo Sul, Mato Grosso do Sul e Sudeste, mantendo as temperaturas baixas, especialmente à noite e de manhã cedo. No entanto, não espere o mesmo frio intenso do último domingo, quando foram registrados valores abaixo de 0 °C em algumas áreas.
Essa nova dose de ar frio não é considerada uma onda de frio, mas ela dificultará o aquecimento em grande parte do centro-sul do Brasil por mais alguns dias.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A