Notícias

Home

Notícias

Nova frente fria atua no Brasil aumentando o risco de chuvas fortes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicada por Thalyta Araújo em 27/10/2025
Tags:

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira, 27 de outubro, e deve alcançar a divisa do Paraná com São Paulo e o sul e oeste de Mato Grosso do Sul até a noite. Este sistema meteorológico eleva o risco de fortes pancadas de chuva não só na Região Sul, mas também em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

A imagem mostra o avanço de chuva intensa em uma cidade do Mato Grosso
Nova frente fria atua no Brasil aumentando o risco de chuvas fortes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

No decorrer desta última semana de outubro, a frente fria se deslocará pela costa do Sudeste, favorecendo a formação de áreas de chuva sobre todos os estados do Sudeste e Centro-Oeste. A previsão indica que a frente avança pelo litoral de São Paulo na terça-feira (28), segue para o litoral do Rio de Janeiro na quarta-feira e chega ao Espírito Santo entre quinta e sexta-feira.

Nesta segunda-feira (27), as áreas de instabilidade da frente fria podem provocar temporais na Grande Curitiba, centro-leste, norte e oeste do Paraná, e pancadas moderadas a fortes no sudoeste e sul do estado. Há também risco de temporais na serra, litoral e Vale do Itajaí em Santa Catarina, e pancadas moderadas a fortes no centro e oeste catarinense. No extremo norte do Rio Grande do Sul ainda pode chover com intensidade moderada a forte em alguns pontos.

No Sudeste, as áreas de São Paulo próximas à divisa com o Paraná, como Presidente Prudente e Ourinhos, estão em alerta para temporais com chuva desde cedo. Na Grande São Paulo, litoral e demais áreas do interior paulista, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite. Pancadas moderadas a fortes também poderão ocorrer a partir da tarde no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Rio e em quase todas as regiões fluminenses. Em áreas como o norte-fluminense, região de Belo Horizonte, Espírito Santo e leste de Minas, a chuva deve ser isolada e sem risco de transtornos, por enquanto.

No Centro-Oeste, a frente fria estimula o aumento da instabilidade sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O alerta é para temporais no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas deste estado, no extremo sul de Goiás (região de Jataí e Rio Verde), na região de Cuiabá, sul e centro-oeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite. Goiânia, áreas centrais de Goiás e centro-leste de Mato Grosso também podem ter pancadas de chuvas isoladas, devido ao calor e aumento da umidade.

Sem frio intenso no Brasil, queda de temperatura será pontual

A passagem desta frente fria não deve provocar uma queda de temperatura intensa sobre o centro-sul do Brasil. A maior parte da massa de ar frio de origem polar ficará restrita à Argentina e ao Uruguai. Apenas o Rio Grande do Sul, sobretudo as áreas próximas à fronteira com o Uruguai, deve registrar um resfriamento mais perceptível no início da semana. No Sudeste e Centro-Oeste do país, a eventual queda de temperatura nos próximos dias será resultado principalmente do aumento da nebulosidade e da frequência da chuva, com pouca influência do ar frio polar.

Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A