Logo

Notícias

Home

Notícias

Meteoro em Minas Gerais e Goiás, veja o vídeo exclusivo

Publicada por Samira Avelar em 09/08/2021
Tags:

Meteoro

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram um meteoro em cidades de Minas Gerais e Goiás no fim da noite deste domingo (08). Confira abaixo as localizações:

Piumhi/MG - Grupo Isimples
- Belo Horizonte/MG - Hotel Ouro Minas
- Santo Antônio do Descoberto/GO - Combo Livre
- Patos de Minas/MG - Ivan Soares - (2 câmeras da Bramon e 1 pessoal)

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

CÂMERAS REGISTRAM METEORO

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Análise preliminar

Segundo a Bramon, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 64,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 77,7 km de altitude a nordeste de Bonito de Minas (MG). Seguiu a 90,0 mil km/h, percorrendo 60,0 km em 2,4 segundos, e desapareceu a 23,7 km de altitude, a leste de Teodimiro, Minas Gerais.

Está bem próximo à detecção do radar, mas ainda distante o suficiente para considerarmos um erro de análise. São cerca de 20 km, o equivalente a 3,27° de erro de azimute em Santo Antônio do Descoberto.

Agosto com mais frio? Chuva?

Criamos uma notícia com a previsão do tempo mensal para agosto. Quer saber se vai ter frio, chuva, calor na sua região? Clique aqui e confira!

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados

O que é um meteoro?

Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: "Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente."

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de ‘fireball’ ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao “sinal dos tempos”, “Jesus voltando” e outras profecias apocalípticas. Veja a explicação completa!

Você sabe o que é um Céu de Fogo?

A câmera do Clima ao Vivo em Turvo/SC flagrou o fenômeno. Confira as imagens incríveis:


Clique aqui e assista às imagens exclusivas


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A