Home
Notícias
A Região Sul do Brasil enfrenta uma semana de forte instabilidade atmosférica. A atuação de áreas de baixa pressão, somada ao calor e à alta umidade, cria o cenário ideal para chuvas recorrentes, que podem variar de intensidade moderada a forte, acompanhadas de temporais em pontos isolados.
Nesta quarta-feira, o dia começa com chuvas leves no litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da Serra e litoral gaúcho. No entanto, o tempo muda drasticamente à tarde: a formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina impulsiona pancadas fortes em grande parte dos três estados. O alerta de temporais é maior no Sul e na Campanha Gaúcha. Enquanto a chuva persiste até a noite no interior catarinense e paranaense, as temperaturas seguem elevadas, com rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h em áreas do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Na quinta-feira, a instabilidade se concentra na metade norte da região. Após uma manhã de chuvas fracas no litoral, o sistema de baixa pressão ganha força entre o final da manhã e o início da tarde, trazendo temporais e volumes elevados de chuva para o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. No meio da tarde, as nuvens carregadas avançam para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Já no sul e interior gaúcho, o sol aparece mais e a chuva ocorre de forma pontual e passageira.
Ao chegar na sexta-feira, a influência marítima mantém o tempo úmido em toda a faixa leste. O destaque fica para o litoral paranaense e catarinense, que podem registrar chuvas fortes devido a um centro de baixa pressão na costa de São Paulo. Durante a tarde, o interior e o norte do Paraná entram em estado de atenção para temporais severos. No Rio Grande do Sul, o cenário é de chuvas fracas na capital e na Serra, enquanto o oeste gaúcho começa a apresentar melhoria, com maiores aberturas de sol e tempo mais firme.
Guia de segurança: Como agir em caso de temporais
Com a previsão de chuvas intensas, ventos fortes, raios e possível queda de granizo, a prevenção é a sua melhor defesa. Confira as orientações para proteger sua vida e seu patrimônio:
Mantenha-se informado: Acompanhe os alertas meteorológicos de fontes oficiais e órgãos de defesa civil.
Vistorie o quintal: Recolha objetos soltos em áreas externas (vasos, móveis de jardim) e verifique se telhas ou antenas estão bem fixadas.
Zonas de risco: Se você mora em encostas ou áreas baixas, conheça as rotas de fuga e os pontos de apoio do seu bairro.
Durante a tempestade (Proteção)
Busque abrigo: Evite sair de casa. Se estiver na rua, não pare debaixo de árvores, postes ou torres metálicas.
Cuidados elétricos: Durante a incidência de raios, retire os eletrodomésticos da tomada para evitar queimas e acidentes.
No trânsito: Reduza a velocidade e mantenha distância dos outros carros. Jamais tente atravessar ruas alagadas ou pontes submersas.
Mantenha distância: Afaste-se de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar sem aviso prévio.
> Fique atento: Observe rachaduras no solo ou nas paredes, inclinação de postes e árvores, ou o rápido aumento do nível da água. Caso perceba esses sinais, saia do local imediatamente.
> Contatos de Emergência:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Lembre-se: Informação salva vidas! O monitoramento constante das condições do tempo é essencial para decisões seguras. A prevenção é a melhor forma de proteção contra eventos severos.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2026 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A