Notícias

Home

Notícias

Frio intenso persiste no Centro-Sul do Brasil e alivia no fim de semana

Publicada por Thalyta Araújo em 29/07/2025
Tags:

Uma nova massa de ar polar atingiu o Brasil nesta terça-feira, 29 de julho, provocando uma queda acentuada nas temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As áreas mais altas da serra catarinense registraram temperaturas negativas novamente, e todo o Sul do país sentiu o frio abaixo de 5°C.

Frio intenso persiste no Centro-Sul do Brasil e alivia no fim de semana
Frio intenso persiste no Centro-Sul do Brasil e alivia no fim de semana

Ao amanhecer, temperaturas abaixo de 10°C foram observadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. As 10 menores temperaturas registradas no Brasil em 29/07/2025:

-1,6°C - Urupema/Morro de Urupema (SC)

-0,4°C - Urubici/Mundo Novo (SC)

0,1°C - São Joaquim/Cruzeiro (SC)

0,9°C - Porto Amazonas/BASF (PR)

1,1°C - São José dos Ausentes (RS)

1,5°C - Bagé (RS)

1,8°C - Bom Jardim da Serra (SC)

1,9°C - São Mateus do Sul (PR)

2,4°C - Irati (PR)

2,4°C - Rancho Queimado (SC)

2,4°C - Entre Rios (PR)

2,7°C - Guarapuava (PR)

Fontes: Inmet, Epagri-Ciram

Em 29 de julho, a menor temperatura registrada em São Paulo foi de 3,9°C em Barra do Turvo, no sul do estado. No Rio de Janeiro, o Pico do Couto, próximo a Petrópolis, registrou 7,7°C. Já em Mato Grosso do Sul, Sete Quedas teve a menor temperatura oficial, com 6,5°C.

Previsão de frio intenso para 30 de Julho

Prepare-se: a madrugada e o amanhecer desta quarta-feira, 30 de julho, serão ainda mais gelados no centro-sul do Brasil. O centro da massa de ar polar estará sobre o interior da Região Sul, o que permitirá que o ar frio se espalhe de forma mais eficiente pelo Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, áreas de Rondônia e do Acre também sentirão a queda de temperatura.

Temperaturas abaixo de 0°C e risco de geada

Os três estados da Região Sul devem registrar novamente temperaturas abaixo de 0°C nesta quarta-feira. No sul de Minas Gerais e no sul de São Paulo, as temperaturas podem ficar entre 0°C e 5°C, aumentando o risco de geada nessas áreas. No Sul do Brasil, a geada será generalizada, podendo ser de moderada a forte em algumas localidades.

O mapa mostra as áreas em alerta para ocorrência de geada
Previsão para ocorrência de geada nos estados do Sul e Sudeste - Fonte: Climatempo

Frio persistente no Sudeste e Centro-Oeste

O frio intenso vai continuar a ser sentido em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira. Muitas áreas terão temperaturas um pouco abaixo de 10°C ao amanhecer, incluindo as capitais São Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande.

Na região do Rio de Janeiro e em partes do interior fluminense, além de algumas áreas de Minas Gerais e do sul de Goiás, as temperaturas devem ficar um pouco acima de 10°C. O ar frio de origem polar também avança sobre o Espírito Santo e o leste e norte de Minas Gerais, mas sem previsão de temperaturas abaixo de 10°C nessas regiões.

Semana gelada no Centro-Sul

O ar frio de origem polar vai permanecer sobre o centro-sul do Brasil também na quinta-feira. A partir da sexta-feira, 1º de agosto, o ar polar começa a perder força no interior do país. No entanto, as noites e as manhãs ainda serão bastante frias nos estados do Sul e em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.

Fim de semana com elevação da temperatura

O ar polar intenso deve se afastar do Brasil durante o primeiro fim de semana de agosto, o que resultará em uma rápida elevação da temperatura. Apesar das madrugadas ainda frias, as tardes devem ficar mais quentes no centro-sul do país.

Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A