Home
Notícias
Um fim de semana de frio intenso marcou o centro-sul do Brasil, com direito a neve em algumas áreas do Sul. A massa de ar frio que causou esse evento continuará influenciando o clima até quarta-feira (13), mantendo as temperaturas baixas e trazendo condições para geada ampla nesta terça-feira (12).
Este foi o terceiro episódio de neve de 2025. Na madrugada e manhã de sábado (9), cidades catarinenses como Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim registraram neve e chuva congelada, segundo dados da Epagri/Ciram.
As temperaturas mínimas no sábado foram as seguintes nas cidades mais frias do estado:
Urupema: -2,04 °C
São Joaquim: -0,86 °C
Urubici: -0,55 °C
Embora o domingo tenha sido um pouco menos gelado, o frio se intensificou novamente nesta segunda-feira (11), com destaque para as seguintes mínimas:
Urupema: -2,98 °C
São Joaquim: -2,5 °C
O frio não ficou restrito ao Sul. Outras áreas do país também registraram temperaturas baixas nesta segunda-feira, com destaque para:
Monte Verde (MG): -1,0 °C
General Carneiro (PR): -0,5 °C
Vacaria (RS): -0,4 °C
A terça-feira (12) será mais um dia de frio intenso no centro-sul do Brasil, com previsão de geada se espalhando por uma ampla área. O fenômeno deve atingir desde a Campanha Gaúcha, passando pelo centro e norte do Rio Grande do Sul, pelo centro de Santa Catarina e do Paraná, até o centro-sul de São Paulo.
Áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira também podem ser afetadas, abrangendo pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da região serrana fluminense. Com a influência da massa de ar frio ainda forte, há potencial para geada moderada a forte em localidades mais elevadas. Se você estiver em alguma dessas regiões, lembre-se de tomar os devidos cuidados para se proteger do frio.
Figura 1: Previsão de geada para essa terça-feira (12) – Fonte: Climatempo
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A