Home
Notícias
Uma nova e forte massa de ar polar está a caminho do Brasil, prometendo uma queda acentuada nas temperaturas. A mudança no tempo começa na quinta-feira, com uma frente fria associada a um ciclone extratropical, que deve trazer chuva e ventos para o Sul e parte do Sudeste até a sexta-feira (08).
A partir de sexta-feira (08), o ar polar avança pelo país, derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a sensação de frio vai aumentar no fim da tarde e à noite, com a queda mais intensa nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das regiões de planalto do sul do Paraná. A massa de ar frio também deve provocar friagem em partes da Região Norte.
Uma nova e intensa massa de ar polar está se aproximando e deve provocar a 5ª onda de frio no Brasil, com potencial para queda acentuada das temperaturas entre os dias 9 e 13 de agosto.
Sábado (09): Possibilidade de neve na serra catarinense
No sábado, a combinação do ciclone em alto mar e a umidade na costa pode causar chuva congelada na madrugada e manhã nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim. O amanhecer será gelado no Sul e Sudeste, e as temperaturas mínimas já começarão a cair em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Sábado a Segunda (09 a 11): Queda generalizada das temperaturas
O ar polar ganhará força no domingo (10) e na segunda-feira (11), espalhando-se por mais áreas do país. A queda de temperatura será sentida em:
Região Sul e Sudeste: Frio intenso e geadas em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste: Temperaturas baixas em Mato Grosso e Goiás.
Região Norte: O fenômeno da friagem alcançará o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas.
Frio prolongado e geada ampla
Desta vez, a massa de ar frio deve permanecer por mais tempo, com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média histórica em muitas cidades. Mesmo com tardes ensolaradas, as máximas também caem, mantendo a sensação de frio por um período mais longo. A equipe de meteorologia está monitorando de perto as condições e fará novas atualizações nos próximos dias.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A