Notícias

Home

Notícias

Frente Fria derruba temperaturas no Sul e Sudeste e traz chuva ao Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 18/10/2025
Tags:

Uma nova e significativa mudança no clima está prevista para grande parte do Brasil neste fim de semana, impulsionada pelo avanço de uma frente fria. O sistema meteorológico trará consigo chuva, ventos intensos e uma notável redução nas temperaturas.

O frio, em particular, deve retornar já a partir de domingo (19), sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, com a chegada de uma massa de ar polar. A combinação da frente fria com a formação de uma área de baixa pressão próxima à costa do Sudeste intensifica as instabilidades e estabelece um padrão de dias mais frios e úmidos.

A imagem mostra o avanço de chuva intensa em Maringá
Frente fria muda o clima no país: Temperaturas amenas predominam no Sul e Sudeste e chuva alivia calor em partes das demais regiões do Brasil

 

A queda brusca de temperatura no Sul e Sudeste

A frente fria trará um intenso resfriamento para o Sul do país no domingo. Diversos municípios do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão mínimas abaixo de 10 °C, resultando em uma forte sensação de frio. Embora o sol apareça entre nuvens durante a tarde, o tempo continuará frio na maior parte da região. No litoral de Santa Catarina e do Paraná, a influência dos ventos oceânicos deixará o céu mais encoberto, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva fraca, mas o frio persistirá.

No Sudeste, a mudança de tempo também será drástica. Em São Paulo, o sábado (18) começará abafado, com temperaturas próximas a 25°C, mas o avanço do sistema frontal provocará uma queda contínua nos termômetros ao longo do dia. À noite, a capital deve registrar a mínima de cerca de 17°C, com ventos que podem atingir até 90 km/h. O domingo (19) será de tempo instável e temperaturas ainda mais baixas, com a máxima não ultrapassando os 16 e as mínimas chegando a 12°C no final do dia. Mesmo com pouca chuva, os ventos, que podem superar 60 km/h, manterão a sensação de frio intenso.

No Rio de Janeiro, a mudança será marcante: a máxima de 36 °C de sábado cairá para apenas 22 °C no domingo. A combinação de nebulosidade e ventos acentuará a sensação de frio para os cariocas. Em São Paulo, o frio se estenderá pela segunda-feira (20). A madrugada terá mínima de 11°C, e o céu encoberto impedirá a elevação da temperatura durante o dia, com máxima de apenas 17°C. O frio mais intenso retornará à noite com a nova queda nos termômetros. A terça-feira (21) trará a abertura do tempo, mas a influência da massa de ar polar manterá as manhãs geladas, com mínimas por volta de 10°C e máximas que não passarão dos 20°C.

Nos demais estados do Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a frente fria continuará provocando instabilidade, com chuva persistente e céu carregado, contribuindo para a redução das temperaturas. Contudo, a queda mais significativa será sentida em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, regiões sob a influência mais direta da massa de ar polar.

A frente fria atua de forma mais sutil no Centro-Oeste e Nordeste

A combinação de chuva e maior nebulosidade oferece alívio ao calor, principalmente no Mato Grosso do Sul, onde o ar polar ajuda a moderar as temperaturas sem, contudo, provocar frio intenso. No Nordeste, o sistema apenas aumenta a incidência de chuva no litoral da Bahia, enquanto as demais regiões mantêm o padrão de sol e calor.

Já no Norte do país, a frente fria não tem força para avançar significativamente, e as temperaturas seguem elevadas. A chuva permanece concentrada em Roraima e no norte do Amazonas.

A nova semana iniciará com a massa de ar polar garantindo tempo firme e temperaturas mais amenas no Sul e em parte do Sudeste. Mesmo com o afastamento da frente fria, a retaguarda de ar frio impede o rápido retorno do calor. Essa transição confirma um período de temperaturas mais baixas, especialmente durante as madrugadas, e consolida a volta do frio ao Brasil.

Para saber a duração do frio e se há previsão de novas frentes frias, acompanhe as atualizações no decorrer dos próximos dias.

Com informações da Climatempo.

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A