Home
Notícias
Alerta para a aproximação de uma frente fria intensa que deve trazer temporais e ventos fortes para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O sistema se forma no sábado, 20 de setembro de 2025, e avança rapidamente, prometendo um início de primavera instável.
Frente fria intensa marca a transição para a primavera
Domingo, 21 de setembro: A frente fria, associada a um ciclone extratropical, se desloca pelo Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul, provocando chuvas e rajadas de vento.
Segunda-feira, 22 de setembro: No primeiro dia da primavera, o sistema atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e avança por todo o Centro-Oeste até o sul de Rondônia.
Terça-feira, 23 de setembro: A frente fria continua seu trajeto, chegando ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. Chuvas ainda são esperadas na maior parte do Sudeste e Centro-Oeste.
Quarta-feira, 24 de setembro: A instabilidade persiste. A frente fria deve provocar chuva em partes do Sudeste e Centro-Oeste, além de alcançar o sul da Bahia.
Os temporais podem causar diversos transtornos à população, como queda de árvores, raios, interrupção no fornecimento de energia e alagamentos em áreas urbanas. É importante ficar atento aos avisos das autoridades e tomar as precauções necessárias.
Uma forte e grande frente fria avança sobre o Brasil, prometendo um início de primavera atípico com temporais, ventos fortes e uma queda brusca nas temperaturas. O sistema se organiza neste sábado, 20 de setembro, e já começa a influenciar a Argentina e o Paraguai, associado a um ciclone extratropical.
A previsão é que o sistema atinja o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul no domingo, 21 de setembro. No dia seguinte, segunda-feira, 22 de setembro, que marca o início astronômico da primavera, a frente fria avança sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro-Oeste e até o sul de Rondônia.
Na terça, 23, o sistema já estará no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, com áreas de chuva persistindo em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste. A instabilidade continua na quarta-feira, 24, quando a frente fria também alcança o sul da Bahia.
Os temporais podem causar diversos transtornos, como queda de árvores, raios, interrupção no fornecimento de energia e alagamentos repentinos.
Além das chuvas, uma massa de ar frio de origem polar associada a esta frente fria vai provocar uma queda acentuada nas temperaturas. O resfriamento começa no Sul no domingo e se intensifica na segunda-feira. Nos dias 23 e 24, o ar polar se espalha pelo Sudeste e Centro-Oeste, reduzindo bastante as temperaturas máximas. O Sul pode ter temperaturas abaixo de 10°C, com chance de geada nas serras. O frio será atípico para a época do ano.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A