Logo

Notícias

Home

Notícias

Foco de queimada por várias horas em Brasília/DF, confira o vídeo

Publicada por Samira Avelar em 22/09/2021
Tags:

Clique aqui e assista às imagens exclusivas

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Queimada em Brasília/DF

Uma das câmeras do Clima ao Vivo em parceria com a Combo Livre registrou uma queimada em Brasília/DF por toda a tarde desta terça-feira (21).

Nos 20 primeiros dias de setembro, quase 700 focos de incêndios florestais foram combatidos pelos Bombeiros no Distrito Federal. A área total de queimada chega a msis de cinco mil hectares.

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

QUEIMADA EM BRASÍLIA

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA BRASÍLIA AO VIVO ATRAVÉS DE 3 CÂMERAS!

Efeito estufa

Aos poucos, parte do dióxido de carbono (CO2) liberado pelas queimadas volta à superfície na forma de ácido carbônico junto com a chuva, e parte fica em suspensão na atmosfera provocando o efeito estufa que vem causando a elevação das temperaturas do planeta e as mudanças climáticas associadas a ela. A melhor forma de retirar o CO2 da atmosfera é pela fotossíntese realizada pelas árvores, mas são justamente elas que estão sendo queimadas.

Fumaça

Na maioria dos casos, a fumaça fica suspensa nas camadas intermediárias da atmosfera, mas dependendo das condições meteorológicas ela pode chegar à superfície e causar alguns sintomas como irritação nos olhos e dificuldades para respirar.

Focos de incêndio no Brasil passam de 100 mil nesse ano, confira a notícia

Umidade do ar

A umidade relativa do ar tem muita influência no combate aos incêndios. Por isso quando está abaixo dos 30%, dificulta fortemente o controle do fogo. O pior período para apagar incêndios é de 10:00h da manhã até 18:00h, pois nesses horários o ar está mais seco, por isso a vegetação perde umidade para o ar, que sobe. Já a noite, o orvalho deixa a vegetação mais umidade, facilitando o combate do fogo.

A propagação do fogo em vegetação seca ocorre rapidamente, mas em vegetação verde é mais difícil, pois estão em constante absorção de água do solo, porém em períodos com extrema seca, a umidade do ar baixa pode atingir até esse tipo de vegetação. Em épocas de secas, os índices de umidade do ar baixos são um dos principais fatores para propagação de incêndios floretais. Algumas regiões tem muitos registros devido a esses fatores, sendo o sul do Brasil e áreas do cerrado.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A