Notícias

Home

Notícias

Fevereiro: capitais superam média histórica de chuva, enquanto outras sofrem com o tempo seco

Publicada por Samira Avelar em 23/02/2021
Tags:


Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Recorde de chuva

Algumas capitais brasileiras tem batido recordes de volume de chuva neste fevereiro de 2021, enquanto outras tam surpreendido pela falta de chuva, já que registraram menos de 30 milímetros nestes 22 dias que já se passaram do mês.

Em Brasília, a média normal para esse mês é de 183 mm, segundo informações do Nacional de Meteorologia (INMET). E até segunda-feira (22), já foi registrado 432,2 mm, ou seja, mais que o dobro da média, sendo o mês mais chuvoso desde fevereiro de 1962. Ainda assim, a previsão é de mais temporais para a região nos próximos dias, podendo aumentar ainda mais esse acumulado de chuva. Confira dois timelapses de avanço de chuva em Brasília registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo, este no dia 16 de fevereiro e este no dia 12.


Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!


Belém é conhecida pelo grande volume de chuva, mas mesmo assim conseguiu superar sua média que é 399 mm em fevereiro, pois já está em 427,1 mm.

Em Belo Horizonte também foi percebido uma grande diferença entre a média usual desse mês que é 181 mm e o registrado até então: 383 mm pela estação meterológia de Santo Agostinho, localizada na região central da cidade. Inclusive, uma frente fria vai passar pela região, podendo intensificar ainda mais esse período chuvoso. Veja 5 câmeras ao vivo na capital mineira!

Vitória também teve uma grande disparidade, já que a média é de 79 mm e em 22 dias de fevereiro já choveu quase o triplo: 228,1 mm. Isso se deve grande parte a Zona De Convergência Intertropical que causou muita instabilidade na semana passada sobre a região.

Outras capitais também superaram a média, considerando os 22 dias de fevereiro. Veja abaixo os dados extraídos do INMET:

Goiânia: média: 223 mm - registrado: 328 mm.
Rio Branco: média: 229 mm - registrado: 323,3 mm.
Palmas: média: 274 mm - registrado: 330,1 mm.

Falta de chuva

Enquanto nas capitais acima o excesso de chuva predominona, na Região Sul fevereiro tem sido bastante seco. Em Porto Alegre, a média seria de 106 mm e foi registrado apenas 28,8 mm de chuva nesses 22 dias do mês, Curitiba tem a média em 158 mm e ainda está em 32,5 mm de precipitação. Apesar disso, há um alerta para a região. Clique aqui e confira se há previsão de chuva!

Fortaleza também é uma excessão para as capitais chuvosas, já que registrou apenas 38 mm de chuva e sua média fica em torno de 187 mm

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A