Logo

Notícias

Home

Notícias

Expectativas para o verão 2022 em São Paulo

Publicada por Thalyta Araújo em 18/12/2021
Tags:

Expectativa para o verão 2022 em São Paulo

O verão 2021/2022 começa às 12h59 do dia 21 de dezembro de 2021 e se delonga até às 12h33 do dia 20 de março de 2022. No entanto, a estação terá influência do fenômeno La Niña.

Influência do La Niña

O verão será com a presença do fenômeno La Niña, levando a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru e do Equador, a água do mar ficará mais fria do que o comum.


                                                                              Impactos do La Niña no Brasil no verão 2022

O mesmo acontece do outro lado da América do Sul, e reflete na circulação de ventos e na pressão do ar que observamos sobre o Brasil.  O fenômeno Laninha também esteve presente no verão de 2020/2021, e se desfez no outono inverno e retornou na primavera de 2021. Assim o La Niña terá influência na chuva e a na temperatura do país durante toda a estação.

Quais os impactos do fenômeno?

- Facilita passagem de frentes frias pelo Sul e pelo Sudeste do Brasil

- Massas de ar frio de origem polar podem chegar mais intensas sobre o país, para o padrões do verão. E esses ventos podem ser mais fortes sobre o estado de São Paulo, ocasionando mudanças bruscas de temperaturas.

- Fenômeno La Niña leva ao aumento do ar úmido sobre o Brasil, decorrente a circulação dos ventos, e se concentra nas regiões do centro-norte do país. Levando menos chuva ao estado de São Paulo no verão de 2022.

Chuva abaixo do esperado

Os volumes de chuvas tendem a diminuir já nos meses de janeiro, fevereiro e março, ficando abaixo do média climatológica para boa parte do estado incluindo a Grande São Paulo.

A chuva de verão, virá em forma de pancadas de chuva moderada a forte em varias localidades, como interior e litoral de São Paulo. No entanto, elas serão irregulares, ocorrendo de forma espaçada. Assim temos uma grande instabilidade espacial da chuva.

Nesta circunstância os acúmulos de chuvas são menores em determinados pontos.


Zona de Convergência do Atlântico Sul

Sendo um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam no verão sobre o país, ela é responsável por dias logos de chuva. Gerando impacto de forma considerável nos volumes dos reservatórios, tanto para os abastecimentos de água para a população, como para os reservatórios das hidrelétricas.

No entanto, decorrente a presença do La Niña as grandes nuvens de chuvas que se associam com as ZCAS, ficam localizadas ao norte da Região do Sudeste do Brasil, e não atuam com regularidade sobre o estado de São Paulo. E por esse motivo teremos menos chuvas do que de costume em 2022.

Temporais

As pancadas de chuva serão intensas, e temporais que podem trazer transtornos como, alagamentos e enchentes, principalmente durante o mês de janeiro na Grande São Paulo.
Porém sem muita expectativa, os volumes de chuva ainda serão abaixo da média, para o mês de janeiro, fevereiro e março.

Temperatura

Com a passagem de frentes frias por influência do La  Niña pela costa do paulista, a Grande São Paulo sentirá com mais frequência os ventos frios. Não permitindo que o calorão seja persistente por vários dias.

Dessa forma, aquele friozinho como é de costume acontecer na primavera como ocorreram em 2021, podem voltar no verão. E para os que são sensíveis as temperaturas mais amenas, podem até querer usar um cobertorzinho. 

Com infotmações do Climatempo. 

Confira as notícias:

Como fica dezembro com La Ninã no Brasil, veja os impactos no país
ZCAS e sua influência climática nesses primeiros dias de dezembro, confira os alertas


AO VIVO:

Veja mais de 220 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades


 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A