Logo

Notícias

Home

Notícias

Estado de Emergência: chuva aumenta nível dos rios em Rio Branco/AC

Publicada por Eduardo Viana em 22/02/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Vítimas

Já chega a 130 mil o número de vítimas das cheias dos rios no Acre. A capital Rio branco, Cruzeiro do Sul, Taraucá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves são algumas das cidades mais afetadas de todo estado.

Em consequência disso, centenas de famílias foram encaminhadas para abrigos montados para assistir às pessoas afetadas pela as cheias nos últimos dias.

Estado de emergência

A prefeitura de Rio Branco decretou estado de emergência na capital depois de mais de 40 bairros serem atingidos por águas de igarapés após enxurrada forte desde o último dia 09 de fevereiro. Foram mais de 100 mm de chuva em 48 horas.

Rio Acre

O nível do Rio Acre, na capital Rio Branco, até o momento é de 15,85 metros, e pode subir mais levando em consideração a situação de cheia que ainda está em vigor. Em outras ocasiões o rio já ultrapassou sua cota máxima. O último registro é de 2015, quando o rio atingiu a marca histórica de 18,35 metros.

De acordo com previsão disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil no último domingo (21),o rio deve baixar minimamente até os 15,34 metros. Contudo, ele ainda deve continuar acima do nível de inundação nos próximos dias, diminuindo lentamente e perpetuando os transtornos para várias famílias na capital.

Áreas de instabilidade

A previsão é que a semana continuará com o tempo instável em todo o estado, com expectativa de chuva e potencial de temporais em vários momentos. Até a próxima quinta-feira (25) pode chover 70 mm na região. 

Fonte: Climatempo

Além da previsão de chuva para o estado, as chuvas que estão previsas para os paízes vizinhos também devem afetar a região, mantendo os níveis de elevação do rios.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Fevereiro mais quente no Brasil?


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A