Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical e frente fria atingem o Sul com vento e chuva Intensa

Publicada por Thalyta Araújo em 08/09/2025
Tags:

Uma nova frente fria, ligada a um ciclone extratropical, está se formando entre o Paraguai e o Sul do Brasil. O ciclone e a frente fria estarão completamente desenvolvidos na noite desta segunda-feira, 8 de setembro, ou na madrugada de terça-feira, 9 de setembro. O ciclone extratropical se formará sobre o oceano, próximo à costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, enquanto a frente fria se organiza no interior do Sul do Brasil e sobre o Paraguai.

A imagem mostra o avanço de uma tempestade em uma determinada região
Ciclone extratropical e frente fria atingem o Sul com vento e chuva Intensa

Os modelos de previsão indicam que a pressão mínima no centro do ciclone pode atingir valores entre 980 e 990 hectopascais (hPa). Centros de baixa pressão com valores próximos ou abaixo de 1.000 hPa são considerados fortes e têm potencial para gerar rajadas de vento intensas, devido à grande diferença de pressão em pequenas áreas.

Ventos fortes no Sul do Brasil

Apesar de o ciclone se formar sobre o oceano, sua proximidade pode causar fortes rajadas de vento no Sul do Brasil. Segundo os mapas de previsão, as áreas em amarelo terão ventos frequentes com velocidades entre 51 km/h e 70 km/h na terça-feira, 9 de setembro. Rajadas pontuais podem ser ainda mais fortes.

Chuvas no Rio Grande do Sul

O processo de formação da frente fria e do ciclone extratropical está gerando forte instabilidade e muita chuva no Rio Grande do Sul. Entre 2h e 14h desta segunda-feira, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou de 25 mm a 46 mm de chuva em várias áreas do estado. No início da tarde, as chuvas mais intensas se concentravam no oeste e extremo sul, perto das fronteiras com a Argentina e o Uruguai. A instabilidade deve continuar ao longo do dia.

Ciclone se afasta e mar fica agitado

Na terça-feira, 9 de setembro, o ciclone extratropical ainda estará próximo à costa gaúcha, enquanto a frente fria avança para São Paulo, mas com pouca chuva. Na quarta-feira, 10 de setembro, o ciclone se afastará para o alto-mar, e a frente fria seguirá pelo oceano em direção ao Espírito Santo.

Os ventos fortes causados pelo ciclone extratropical no oceano vão gerar grandes ondas na costa do Sul do Brasil nos próximos dias. Navegantes devem ficar atentos aos avisos da Marinha do Brasil.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A