Notícias

Home

Notícias

Ciclone Extratropical atinge o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (03)

Publicada por Eduardo Viana em 02/02/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 190 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL 

Rio Grande do Sul entra em alerta de perigo no final da semana em consequência de um forte Ciclone Extratropical, que possui características similares ao de um Ciclone Bomba segundo alguns modelos metereológicos. A partir desta terça-feira (02) áreas de baixas pressões atmosféricas se deslocam do interior gaúcho em direção ao litoral, causando chuva intensa no estado na próxima quarta (03). 

O acumulado de chuva pode aumentar drasticamente no Rio Grande do Sul, principalmente na região do centro-sul do estado, além de temporais severos com ventos acima de 80 km/h a partir do final da tarde do dia 03 de fevereiro, quarta-feira.

Fonte: Climatempo

Fonte: Climatempo

Esse deslocamento, na quinta-feira (04) irá resultar num Ciclone Extratropical que irá afetar a costa leste/sudeste gaúcha, com ventos que podem chegar a 100 km/h e pode afetar Santa Catarina. A chuva forte e volumosa é aguardada para estes dois estados da Região Sul. E na sexta (05) os mesmos ventos podem chegar ao litoral paulista, mas numa intensidade menor, por volta de 60 a 80 km/h.

Fonte: Climatempo

 

A partir do dia 05 de fevereiro o fenômeno começa a se afastar da costa, afetando menos o continente e mais o oceano, mas ainda será intenso no Rio Grande do Sul, com ventos entre 50 e 70 km/h. Em alto mar o risco é maior, pois as rajadas de vento podem atingir os 100 km/h. No sábado ciclone já não afetará mais o litoral por estarmais afastado.

Fonte: Climatempo

O mar fica turbulado a partir de quinta (04) devido ao vento forte sobre o oceano com ondas que podem chegar até aos três metros. Na próxima sexta (05) o mar sobe e fica agitado entre o litoral gaúcho e catarinense. As ondas entre essa região, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul e no sul/sudeste do litoral de Santa Catarina pode chegar aos quatro metros, diminuindo no sábado. Porém, o mar continua agitado. Veja mais informações. (Dados: Climatempo). 

Fonte: Climatempo

VEJA MAIS

Últimas cidades ativadas
Meteoro em Minas Gerais 
Região sul em alerta para temporais


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A